terça-feira, janeiro 09, 2007

Taça de Portugal: Rio Ave vai jogar a Alvalade na 5ª eliminatória para voltar a fazer História

O Sporting-Rio Ave da quinta eliminatória da Taça de Portugal é o terceiro confronto entre as duas equipas em todo o historial da prova, segundo nos recorda o MaisFutebol. O desfecho do jogo de 21 de Janeiro servirá de tira-teimas, uma vez que o saldo é equilibrado: uma eliminatória superada para cada uma das equipas. A curiosidade reside no facto de o Rio Ave já ter eliminado o Sporting em Alvalade, em 1984/85, tendo o Sporting devolvido a «gentileza» aos vilacondenses, ganhando no estádio dos Arcos em 1996/97.
O primeiro confronto para a Taça entre os dois emblemas causou um terramoto em Alvalade. O galês John Toshack era o treinador dos leões e a eliminação na quinta eliminatória aconteceu a 26 de Março de 1985. Dez dias antes tinha-se registado um empate (1-1, com golos de Antero e de Sousa) em Vila do Conde e os regulamentos previam um jogo de desempate, que ficou decidido a quinze minutos do fim, num autogolo do sportinguista Virgílio, que enganou o guarda-redes Damas. A situação de Toschack em Alvalade ficou, a partir daí, muito tremida, e a perda do título nacional para o F.C. Porto acabou por resultar no despedimento do técnico, ainda antes do final da época.
Onze anos depois, em Dezembro de 1996, os leões tiveram direito a desforra, impondo-se em Vila do Conde por 4-1, mas só após prolongamento. Octávio Machado era o treinador, e os golos leoninos foram alcançados por Iordanov, Amunike e Paulo Alves (2), enquanto pelo Rio Ave marcou Paulo Lima Pereira. Nesse ano, o Sporting acabaria por cair nas meias-finais da prova, diante do Boavista, que viria a conquistar o troféu, batendo o Benfica na final.

2 Comments:

Anónimo disse...

Não estou muito optimista para esta eliminatória. O Sporting não vai facilitar contra nós, ainda para mais depois do que aconteceu ao FC Porto. Em Alvalade, nos últimos anos, também não temos sido demasiado felizes. De qualquer forma, e olhando a que o Rio Ave joga um futebol de primeira divisão, espero que a nossa equipa se preocupe, antes de mais, em jogar bem e mostrar a sua qualidade. Se encarar o jogo dessa forma, tem muito mais possibilidades de êxito. Boa sorte e FORÇA RIO AVE!!!!

Anónimo disse...

Acredito que é possivel eliminar o Sporting, no entanto Taça de Portugal acarreta muitos custos e poucos beneficios... o mais importante é mesmo a receita e se cairmos que seja de pé...
Troco uma derrota em Alvalade por uma vitória na "gamelinha" do Varzim para o campeonato.
Mas temos equipa para vençer os dois jogos...
Viva ao Rio Ave!