sexta-feira, agosto 31, 2007

Paiva, Rivas e Alfredo fortalecem plantel

O Rio Ave assegurou ontem a contratação, por um ano, de Paiva, guarda-redes de 27 anos, que na última época representou o Feirense, depois de ter passado por Guimarães e Maia. O reforço inesperado da baliza vila-condense foi impulsionado pela lesão sofrida por Mora, na última jornada, que deverá implicar uma paragem prolongada. A esta aquisição juntaram-se mais duas, fechando o plantel. Os médios José Rivas e Alfredo Quaresma, que treinavam à experiência, vincularam-se ao clube, respectivamente, por três e uma temporada.

in www.ojogo.pt

quarta-feira, agosto 29, 2007

Peruano Rivas promete dar cartas

O peruano José Rivas Cevallos é o derradeiro reforço do Rio Ave. Trata-se de um jovem médio (fez 18 anos no passado dia 19 de Agosto...) que tem treinado às ordens de João Eusébio, revelando qualidades que levaram a direcção a considerá-lo como um diamante que, devidamente lapidado, pode render dividendos no futuro. Mesmo no plano imediato, os vila-condenses têm sentido a falta de um jogador criativo que faça a ligação entre o meio-campo e o ataque, pelo que Rivas vai ter espaço para progredir.

No Peru, Rivas integrava a equipa Sub-19 do Alianza Lima, onde era companheiro de Jair Baylón do Sp. Braga. No início da época chegou a treinar no Marítimo B mas, como não sentia ser opção para a formação principal, deixou o Funchal e acabou por encontrar refúgio em Vila do Conde.

Ontem, os jogadores menos utilizados do Rio Ave venceram os juniores (3-0) com golos de Chidi (2) e Marquinhos.

in www.record.pt

domingo, agosto 26, 2007

O fiasco contra o Portimonense visto, e fortemente criticado, pela imprensa


Crónica do Jornal O Jogo:
Será a bola quadrada?
ANDRÉ VELOSO GOMES
A estranha organização ofensiva do Rio Ave e a pouca ambição do Portimonense resultou num jogo paupérrimo e que só poderia terminar sem golos. Ambos os treinadores, que não gozam de grande popularidade junto dos respectivos adeptos, e no caso de Luís Martins o objectivo de conquistar um ponto até foi conseguido, têm que repensar estratégias e arrepiar caminho para enfrentar um campeonato onde a luta se sobrepõe à técnica. Mas não precisam de exagerar! Foi este o caso do encontro de ontem à noite em Vila do Conde. Se na primeira parte, e sempre com o Rio Ave a ter a iniciativa atacante, ainda se viu uma ou outra jogada individual interessante, após o intervalo o futebol praticado foi desesperante para o pouco público presente nas bancadas. Mas os técnicos deveriam estar a gostar do que viam, já que as substituições foram feitas na parte final do jogo e, realmente, nada acrescentaram.
Se a ideia é vencer os jogos na base da superação, as questões tácticas no Rio Ave terão que ser rapidamente corrigidas. Quanto ao Portimonense, que só apostou no erro contrário, faltaram forças para forçar o contra-ataque na parte final.

Crónica do Jornal Record:
Rio Ave-Portimonense, 0-0: Eusébio falhou nos cálculos
VILA-CONDENSES NÃO FORAM PRAGMÁTICOS

O treinador do Rio Ave teve uma antevisão ao jogo de ontem bastante curiosa, afirmando que o Portimonense era “uma equipa imatura” e que a sua, “experiente e com mais-valia técnica” iria vencer. Para isso, teria de imitar o “pragmatismo” que o rival da Póvoa demonstrou, na jornada passada, quando venceu por 4-0, no Algarve. Só que os cálculos de João Eusébio não podiam ter saído mais errados!
Vamos por partes: o Rio Ave até entrou mandão no jogo, principalmente pela acção dos laterais (finalmente há um para o lado direito em Vila do Conde!), só que na frente faltou a tranquilidade de jogadores maduros e a bola saía sempre... ao lado.
Niquinha era quem mais tentava construir jogadas com princípio meio e fim, faltava continuidade por parte de Evandro, Henrique e companhia. De Portimão chegou uma equipa “verde”, mas com Rui Ferreira e Nuno Coelho no meio-campo a garantir alguma consistência, principalmente ao sector recuado. Na frente, era um deserto de ideias, com as quatro unidades em claro sub-rendimento.
Os minutos iam passando, o intervalo nada trouxe de novo e o jogo caminhava rapidamente para o final. João Eusébio lançou Keita – a arma secreta de tantos jogos –, mas, e voltamos ao princípio, o tal Portimonense imaturo soube suster a pressão, nunca perdendo a cabeça e até criou as duas melhores oportunidades da 2.ª parte, a última das quais por intermédio de Maxi Bevacqua que falhou por muito pouco um chapéu a Mora.
Depois da derrota caseira na temporada passada, que afastou o Rio Ave da subida, e da eliminação na Taça da Liga, há três semanas, ainda não foi desta que os vila-condenses se “vingaram” do carrasco algarvio.
Autor: RICARDO VASCONCELOS

sábado, agosto 25, 2007

Rio Ave 0-0 Portimonense: Continua o tormento em casa!!!

Os adeptos do Rio Ave disseram o que pensavam de João Eusébio no final de mais uma frustração em casa, o empate com o Portimonense que nos fez perder os 2 primeiros pontos na Liga de Honra, ainda por cima depois do Varzim os esmagar na semana passada. A vaia foi monumental. Parece que o treinador que dá aulas de táctica não sabe o que fazer para colocar a equipa a render em casa. Bons velhos tempos e em que o Rio Ave se impunha no escalão principal pelo seu rendimento no Estádio dos Arcos, tendo chegado a estar mais de 1 ano sem perder dentro de portas. E agora já nem podemos contar com os livres do Delson para desencalhar alguns jogos mais complicados. Lá teremos de nos conformar com mais uma temporada de sofrimento para no fim ficarmos de mãos a abanar.

PS: Ao menos, já percebemos todos pelos comentários de Quim Vitorino na Rádio Linear que ele também não é solução para nada no Rio Ave. Gostou do Luisinho em Portimão? Quim, vai treinar o Varzim se eles te quiserem que assim também não nos resolves problema nenhum. Para inventor já nos chega o que cá temos...

Basta copiar o vizinho

Notícia publicada no jornal "O Jogo"

Após a derrota (1-0) do Rio Ave em Portimão, a contar a para a Taça da Liga, muita coisa mudou para as duas equipas. A formação de João Eusébio ganhou em Gondomar, na abertura do campeonato, aumentando os índices de confiança. Samson, Ronaldo e Henrique, por exemplo, foram surpresas no onze e podem muito bem continuar na equipa titular. A receita para a vitória é simples: não repetir os erros do Algarve e… imitar o rival de sempre. É que o Varzim, no passado domingo, goleou (4-0) o onze de Luís Martins, esvaziando a euforia que se vivia em Portimão depois das vitórias na Taça da Liga. Algo terá que mudar e, por isso, prevêem-se algumas mudanças na equipa algarvia.

Delson suspenso

João Eusébio não conta para já com Delson e garante que vai aguardar pelo desfecho do processo disciplinar movido ao jogador pela direcção. Caso o médio não continue ao serviço do Rio Ave, o treinador admite reforçar o plantel. Delson está impedido de treinar há cerca de duas semanas, depois de um desentendimento com João Eusébio no final de um jogo particular com o Vianense.

Equipas prováveis

Árbitro: João Vilas Boas[AF Braga ]
Local: Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Rio Ave
Mora; Ribeiro, Gaspar, Danielson e Milhazes; Niquinha, Vítor Gomes, Samson e Evandro; Ronaldo e Henrique.
Outros convocados: César, Miguel Lopes, André Vilas Boas, André Serrão, Marquinhos, Luizinho, Fábio Faria, Chidi e Keita.
Indisponíveis: Delson (castigado pelo clube) e Tiago Terroso (castigado).
Treinador: João Eusébio

Portimonense
Mário Felgueiras; Ricardo Pessoa, Nuno Coelho, Miguel Ângelo e Emídio Rafael; Carlos Manuel, Nuno Coelho, Tarantini e Pimenta; Raphael e Bevacqua.
Outros convocados: Michael, João Vítor, Mamadou, Rui Ferreira, Cissé, Codó e Gonzalo.
Indisponíveis: Diogo e Osvaldo (lesionados).
Treinador: Luís Martins.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Delson sujeito a processo disciplinar

Delson está suspenso e deve deixar o clube

Delson está suspenso de toda a actividade e dificilmente voltará a envergar a camisola do Rio Ave. Sob o médio brasileiro pende um processo disciplinar instaurado na sequência de um incidente verbal com o técnico João Eusébio.

Foi no jogo particular com o Vianense, realizado a 11 de Agosto, que as posições se extremaram no balneário. O treinador considerou que a sua autoridade foi desafiada, tendo comunicado o assunto à direcção pelas vias competentes. O afastamento de Delson foi imediatamente determinado, estando o atleta sem treinar há praticamente duas semanas, aguardando pelo desenrolar dos trâmites legais, cujos prazos têm sido cumpridos.

Em termos públicos, a resolução de "problemas pessoais" do jogador foi a justificação apresentada pela sua ausência nos trabalhos, ficando naturalmente de fora da deslocação a Gondomar. No entanto, após uma semana conturbada a nível interno, o Rio Ave chegou a Gondomar (um adversário contra o qual apenas tinha feito um ponto em dois jogos na época passada...) e venceu por 3-2, ficando comprovada a boa resposta do plantel e reforçada a posição de João Eusébio neste imbróglio

Empresário está à procura de uma solução no mercado

A solução para o "caso Delson" pode estar nas mãos de António Teixeira. O empresário do atleta está à procura de uma solução para o médio no mercado, que fecha a 31 de Agosto. Após 89 jogos e 2 golos em 3 épocas no Salgueiros, Delson soma 78 jogos e 5 golos nos últimos 3 anos em Vila do Conde. Aos 27 anos, pode ter de dar um novo rumo à sua carreira, mas as portas do Rio Ave não estão definitivamente fechadas. O jogador tem contrato até ao final desta temporada e, se não surgirem interessados, os vila-condenses aplicarão a punição que resultar do processo disciplinar, sendo admitida a possibilidade de reintegração.

domingo, agosto 19, 2007

Gondomar 2 - 3 Rio Ave na imprensa do dia

Um triunfo feliz, in www.record.pt

O Rio Ave começou da melhor forma o campeonato da Liga Vitalis ao vencer fora de portas o Gondomar por 3-2.

Foi um triunfo feliz da formação forasteira até porque os anfitriões tudo fizeram para ganhar o jogo. O Gondomar pode queixar-se de uma má decisão do árbitro portuense ao assinalar uma grande penalidade inexistente a favor do Rio Ave, numa altura em que esta equipa já se encontrava em desvantagem no marcador.

Foi uma partida muito intensa, mormente no primeiro tempo, em que não faltaram os golos, emoção e oportunidades de parte a parte. Os locais estiveram duas vezes em vantagem e não foram capazes de evitar a derrota nos instantes finais da contenda.

Numa partida nem sempre bem jogada, destaque para dois excelentes tentos, um do gondomarense Clemente e o que daria a vitória aos vila-condenses, por Keita, que deixou António Filipe no relvado.

Reviravolta feliz ao cair do pano
, in www.ojogo.pt

O Rio Ave entrou na Liga Vitalis com o pé direito, garantindo os três pontos já nos instantes finais e depois de se ter visto a perder em duas ocasiões. A "chorar" saiu o Gondomar desta ronda inaugural e com legítima "inveja" da felicidade do adversário. As duas equipas protagonizaram uma primeira parte emocionante, equilibrada e animada por quatro golos. Os gondomarenses adiantaram-se no marcador logo aos 16', através de um grande golo de Clemente. Os visitantes reagiram e a igualdade seria resposta minutos depois, por Milhazes, na transformação de uma grande penalidade, que deixou algumas dúvidas. De pouco tempo precisaria também o Gondomar para voltar a marcar. Um livre cobrado por Bruno Severino só parou dentro da baliza, mas os vila-condenses não baixaram os braços e, depois de uma bola ao poste, Evandro igualou outra vez a partida. No segundo tempo perdeu-se alguma emoção, muito por culpa do fraco poder de resposta do Rio Ave. Os da casa assumiram as rédeas do jogo e aventuraram-se à procura do golo da vitória, que esteve bem perto. Muitas oportunidades desperdiçadas e a sorte acabaria por sorrir aos vila-condenses, quando, aos 87', Keita "acordou" para, de forma brilhante, assinar a reviravolta. Num verdadeira corrida contra o tempo, os gondomarenses ainda tentaram o empate, mas a sorte ontem não queria nada com eles.

sábado, agosto 18, 2007

Vitória em Gondomar!

O Rio Ave venceu no terreno do Gondomar por 2-3. Milhazes (26 gp), Evandro (43) e Keita (87) marcaram os golos da formação de Vila do Conde.

Clemente (16) e Bruno Severino (29) foram os autores dos golos da equipa da casa.

in Sportugal

PS: Excelente arranque com uma vitória suada em terreno sempre complicado. Parabéns!

Vamos lá começar com o pé direito em Gondomar, rapazes!!!

Na época passada foi assim...

Electrizante. Esta é, de certeza, a palavra que melhor definirá a visita do Rio Ave a Gondomar. Frente a frente estarão dois adversários dispostos a entrar em altos voos, rumo à luta pela subida de divisão e a pensar nisso não foram feitas alterações significativas nos respectivos conjuntos, apostando-se, em simultâneo, na continuidade dos treinadores João Eusébio e Nicolau Vaqueiro.
Nos últimos anos os anfitriões têm sido uma das agradáveis do segundo escalão, deixando em campo uma imagem de marca associada à entrega e arrojo com que encaram cada compromisso. Em contrapartida, os vila-condenses têm hoje um teste à sua força psicológica, de modo a confirmar se estará ultrapassado o fantasma da época anterior, na qual falharam, mesmo nas derradeiras jornadas, o regresso ao escalão superior.

Equipas prováveis:
Local: Estádio de S. Miguel| em Gondomar (17h).
Árbitro: Artur Soares Dias [CA da AF do Porto].
GONDOMAR
António Filipe; José Pedro, Vítor Frois, João Araújo e Rómulo; Fernando Aguiar, Zé Alberto e Nelsinho; Guerreiro, Bruno Severino e Clemente.
Outros convocados: Tiago, Hugo Soares, Norinho, Fabeta, João Fernandes, Danim Feliciano e Vargas.
Castigados: Murta e Galvão.
Treinador: Nicolau Vaqueiro.

RIO AVE
Mora; Miguel Lopes, Gaspar, Danielson e Milhazes; Samson, André Vilas Boas e Niquinha; Henrique, Keita e Evandro.
Outros convocados: César, Ribeiro, Fábio Faria, André Serrão, Vítor Gomes, Marquinhos, Luisinho e Ronaldo.
Lesionados: Chidi e Bruno Filipe.
Treinador: João Eusébio.

domingo, agosto 12, 2007

Empate com Vianense

O Rio Ave empatou ontem a um golo com o Vianense, amigável realizado em Viana do Castelo. Luisinho, uma das caras novas do plantel, assinou o golo da equipa orientada por João Eusébio.

in www.ojogo.pt

sexta-feira, agosto 10, 2007

Um médio-ofensivo dava jeito, mas o problema será mesmo do plantel ou de quem não dá confiança ao Marquinhos?

O médio peruano Juan Carlos e o avançado brasileiro Didi estão a treinar à experiência no Rio Ave e procuram agradar ao técnico João Eusébio. Ontem, Bruno Mendes, Chidi e Henrique trabalharam condicionados à tarde, depois de apenas terem feito trabalho de ginásio na sessão da manhã.

terça-feira, agosto 07, 2007

João Eusébio e a culpa da disputa...


Mister, já que visita blogues e não se cansa dizer que dá "aulas de táctica" na tal cadeira da qual é director pedagógico, explique-nos por favor nos comentários o que é isso da "disponibilidade em termos de criar a superioridade nos espaços". É que se você diz estas coisas aos jogadores, eles não percebem nada e corremos o risco de ficarmos com um grande espaço disponível no... banco.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Nova temporada começou para o Rio Ave como acabou a anterior: mal...


A determinação com que entrou em campo a equipa de Luís Martins, assim como o forte colectivo que apresentou, com base num meio-campo dominador, deu a vitória ao Portimonense, que encontrou pela frente um Rio Ave que praticou um futebol pouco esclarecido ao longo de toda a partida. Apesar de a primeira oportunidade do encontro ter pertencido aos vila-condenses, por intermédio de um remate de Niquinha, os algarvios entraram melhor no encontro, e, aos quatro minutos, o argentino Maxi Bevacqua inaugurou o marcador, com um remate seco, de pé esquerdo, desferido à entrada da área. A partir daí, o Portimonense controlou o jogo, por forma a gerir a vantagem, mas sem criar grandes situações de perigo. Já o Rio Ave chegou algumas vezes à baliza de Mário Felgueiras, mas sem grandes resultados. Destaque apenas para um remate de Niquinha, a obrigar o guarda-redes algarvio a uma boa defesa e a ceder canto no final da primeira metade. Na segunda metade, a equipa da casa, que se apresentou mais defensiva e bem organizada, limitou-se a controlar o jogo, perante um Rio Ave inoperante que dispôs apenas de uma boa oportunidade já perto do final do jogo, mas viu Mário Felgueiras responder com uma boa intervenção.

Crónica do Jornal O Jogo

domingo, agosto 05, 2007

Rio Ave afastado da Taça da Liga

O Portimonense venceu o Rio Ave por 1-0 e garantiu a passagem à 2.ª eliminatória da Taça da Liga.

Um tento solitário de Maxi Bevacqua logo nos minutos iniciais foi suficiente para apurar a equipa de Luís Martins. Do outro lado, João Eusébio continua com uma série de resultados negativos, depois de ter perdido a oportunidade de subir nas últimas jornadas da época passada.

Na próxima fase, o Portimonense joga em casa com uma equipa da BWin Liga.

in www.record.pt

Estreia na Taça da Liga para vingar desfeita dos Marafados em Vila do Conde!!!

O técnico do Portimonense, Luís Martins, revelou que a Taça da Liga “é uma das provas que está a ser encarada com ambição", logo o objectivo é "vencer o Rio Ave", escreve o Jornal O Jogo. Os certificados internacionais de Codó, Diego e Thiago Coimbra não chegaram, pelo que não poderão jogar. Já os vilacondenses irão apresentar-se praticamente na máxima força, sendo Bruno Mendes a única baixa, por lesão.

Equipas prováveis:
Local: Estádio do Portimonense |Portimão.
Árbitro: Hugo Miguel [AF de Lisboa].

Portimonense
Michael; Ricardo Pessoa, Miguel Angêlo, Mamadou e Emídio Rafael; Diogo, Rui Ferreira, Nuno Coelho e Tarantini; Bevacqua e Raphael.
Outros Convocados: Mário Felgueiras, Nuno Ricardo, João Vítor, Nuno André, Carlos Manuel, Gonzalo.
Indisponíveis: Osvaldo (lesionado) e Codó, Diego e Thiago Coimbra (sem certificado).
Treinador: Luís Martins

Rio Ave
Mora; Ribeiro, Gaspar, Danielson e Milhazes; Niquinha, Delson, Miguel Lopes e Evandro; Keita e Chidi.
Outros convocados: Adriano, Vítor Gomes, André Vilas Boas, Fábio Faria, Marquinhos, André Serrão, Ronaldo, Henrique e Luisinho.
Indisponíveis: Bruno Mendes (lesionado).
Treinador: João Eusébio