segunda-feira, outubro 29, 2007

Rio Ave 4 - 1 Penafiel :: Regresso à competição em força!!

Futebol: Rio Ave, 4 x Penafiel, 1 – 28.10.07

Evandro, Gaspar, Chidi e Niquinha foram os autores dos golos com que a equipa do Rio Ave brindou, esta tarde, a sua massa associativa. No regresso à competição, após um período de paragem, a formação vilacondense recebeu o Penafiel (em jogo que marcou o regresso de António Sousa ao Estádio do Rio Ave) e assegurou a conquista de mais três pontos, o que a catapulta para os lugares cimeiros da tabela. O jogo começou sem grandes oportunidades para ambas as equipas, cabendo ao Penafiel a inauguração do marcador. Ainda antes do intervalo, Evandro repõe a igualdade, deixando tudo em aberto para a segunda parte, em que o Rio Ave construiu uma vitória sem contestação.

in www.rioave-fc.pt

segunda-feira, outubro 22, 2007

João Eusébio: «Sinto esta equipa mais inteligente»

Artigo publicado pelo Jornal Record

João Eusébio faz um balanço positivo do arranque do RioAve na Liga de Honra. “Claro que era possível ter mais um ou outro ponto, mas esta temporada os processos estão melhor assimilados. Sinto esta equipa mais inteligente”, asseverou.
De facto, os números dizem que, à 7.ª jornada, os vila-condenses estão apenas a 2 pontos da subida, quando em 2006/07, no momento homólogo, tinham de lidar com um fosso de 7 pontos em relação ao segundo lugar, o último que garante a promoção à Liga principal.
“Este ano são todos candidatos e qualquer equipa pode andar pelos lugares cimeiros. A definição só será feita lá mais para a frente. O Rio Ave está a pautar-se pela regularidade, onde o resultado menos conseguido foi contra o Portimonense. A partir daí, temos estado dentro do definido, vencendo em casa e procurando conquistar alguns pontos aqui e ali”, referiu João Eusébio.

RISCO. Na temporada transacta, e mesmo tendo ficado em 3.º lugar, o RioAve sofreu quase o dobro dos golos das formações que subiram, V. Guimarães e Leixões, tendo esse factor sido fundamental no desfecho desportivo de 2006/07. Entretanto, chegaram reforços para o sector recuado, mas o facto é que a dezena de tentos consentidos não parece ser tranquilizadora. Na perspectiva do técnico dos vila-condenses, as explicações para as dificuldades defensivas estão identificadas. “Tem a ver com o nosso modelo de jogo. A nossa linha de pressão é mais adiantada e concede espaços. Por outro lado, os nossos jogadores não são muito fortes nos duelos individuais, o que beneficia as equipas de menor circulação que procuram o futebol directo. Ainda assim, e tirando os quatro golos sofridos em Freamunde, a nossa média não é preocupante. Assumimos riscos e isso por vezes tem custos”, salienta Eusébio, que vê em André Serrão e Tiago Terroso “uma segunda vaga que poderá ser uma mais-valia”.

domingo, outubro 07, 2007

Freamunde 4-4 Rio Ave: Que jogo de loucos!!!


O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos. Neste caso, pode garantir subidas de divisão. O Rio Ave conseguiu o feito de marcar 4 golos fora de casa e não ganhar. É obra. Apesar do forte investimento feito em contratações para o sector recuado, o cenário não muda e vamos em 10 tentos consentidos e só 2 jogos com a baliza inviolada. Resta a consolação de ter sido possível recuperar de 1-3 para 3-3, embora consentindo logo a seguir nova desvantagem, salvando-nos a frieza de Milhazes nos penáltis, convertendo dois e sendo o goleador de serviço. Os tentos da manhã foram apontados por Diogo (9 e 22 minutos), Bertinho (25) e Bock (64), para os homens da casa e pelo nosso Rio Ave facturaram Evandro (4), Castelo (38, na p.b.) e Milhazes (62 e 72).
Na época passada, fora de casa, contra as duas equipas promovidas da II Divisão, fizemos 4 pontos. Este ano, contra Fátima e Freamunde, somente 2. O campeonato pára 2 semanas e, lá para o final do mês, João Eusébio vai medir forças com o treinador que rendeu no comando técnico em Vila do Conde e que agora orienta o Penafiel: António Sousa.

PS: Alguém explique ao nosso treinador que dizer em todas as conferências de imprensa que o adversário tem "processos simples, mas objectivos", começa a tornar-se enfadonhamente repetitivo e começa a fazer-nos ter saudades do tempos em que o Rio Ave também tinha "processos simples, mas objectivos" e andava a cheirar os lugares europeus no escalão principal...

segunda-feira, outubro 01, 2007

Rio Ave receberá Odivelas para a Taça de Portugal

O sorteio da Taça de Portugal para a 3ª eliminatória ditou ao Rio Ave o Odivelas (2ª Divisão, série D). O clube da grande Lisboa irá defrontar a nossa equipa em Vila do Conde no domingo, dia 18 de Novembro.

Rio Ave 2-1 Aves: Assim podemos sonhar!!!


POSITIVO
+ O Rio Ave fez contra o Aves a melhor primeira parte em casa desde que Carlos Brito deixou Vila do Conde, há 29 meses. O golo adversário despertou as nossas feras. Circulação de bola extraordinária com aproveitamento exemplar das subidas dos laterais, qualidade no passe, acutilância no remate que apenas a exibição de sonho de Rui Faria, com sucessivas intervenções milagrosas, impediu que se transformasse numa goleada épica. Assim sim, caros consócios, podemos sonhar.

+ Chidi confirmou finalmente as expectativas criadas na pré-época e podia ter carimbado um "hat-trick" ou até um "póquer". EVANDRO foi o MELHOR HOMEM EM CAMPO fez recordar os seus bons velhos tempos com a camisola do Rio Ave. Miguel Lopes e Milhazes partiram a loiça pelos flancos. Ronaldo rápido e combativo na frente. Bruno Mendes impecável ao lado de Danielson. O "turnover" de João Eusébio após o pesadelo de Vizela não podia ter resultado melhor.

+ Personalidade da equipa com menos um jogador em campo e, por uma vez, grande leitura de João Eusébio no banco. Delson tem de jogar neste Rio Ave e, ao lado de Niquinha (fez ontem 36 anos, parabéns!!!), formou uma dupla que encheu o campo e nunca deu a impressão que estávamos em inferioridade numérica. Viabilizado o 4x2x3 ofensivo, o Aves não teve descanso. e fomos nós que estivemos perto de voltar a facturar. O Rio Ave mandou na partida e nunca estivemos com as calças na mão. Substituições bem geridas, com Henrique e Keita a manterem a pressão sobre a defesa visitante e Vilas Boas a dar consistência defensiva na recta final.

FACTOS&DÚVIDAS
= Por causa do castigo ao Delson, o Milhazes tomou conta dos livres directos. Teve duas oportunidades e na segunda, rematando ao estilo do nosso médio brasileiro, enquadrou bem a bola na baliza, mas ainda sem grande perigo. Com o historial do Delson em golos nesta faceta decisiva do futebol actual, e ainda não nos esquecemos do seu grande tento frente ao Varzim na pré-temporada, trata-se de um ponto no qual João Eusébio deveria meditar: dar margem ao "Milhaz" para melhorar ou apostar na produtividade imediata do brasileiro?

= Fábio Coentrão esteve nas bancadas do Estádio dos Arcos. O bom filho volta sempre a casa. Boa sorte na Luz, Sasses. O espanhol gosta mais do "salero" dos argentinos, mas com a tua raça ainda vais dar a volta por cima.

NEGATIVO
- Vítor Gomes foi expulso no segundo tempo. Paulo Costa tem um historial de prejuízo do Rio Ave, mas desta vez não há nada a dizer. Agarrou um adversário que ia a fugir no primeiro tempo e teve uma entrada imprudente após o intervalo. O nosso jovem internacional, pelos vistos, não se tinha apercebido do primeiro cartão amarelo e criou uma rábula desnecessária, criando polémica e atrasando a saída de campo. No futebol profissional estes erros pagam-se caro, mas também são as dores de crescimento normais de quem aposta em jovens valores. Mais atenção para a próxima.

- Márcio Paiva deu uma balda incrível no golo avense, ficando a meio da saída, e voltou a repetir a graça no segundo tempo. Felizmente sem consequências funestas. César esteve bem como titular, não foi culpado da derrota em Vizela e deixou a baliza sem ter feito uma má exibição. Veremos qual será o critério da equipa técnica nesta posição específica, onde não temos um verdadeiro treinador de guarda-redes, para Freamunde.

- Olhando ao aspecto dos "stewards" que o Rio Ave contratou para esta temporada, à música que passa na instalação sonora e algumas beldades que se passeiam pelas nossas bancadas, é lamentável que não sejam distribuídos cartões de consumo à entrada com direito a pelo menos uma bebida. O ambiente de discoteca estaria perfeito. Só falta mesmo passarmos a jogar sempre ao sábado à noite, como se dizia que iria acontecer para fugirmos aos problemas levantados pelo vento forte. Uma ideia que, lá mais para a frente, pode dar bastante jeito.