domingo, julho 22, 2007

Falta ainda ritmo e entrosamento

O Rio Ave venceu o Penafiel por 2-1, ontem em Penafiel. Num jogo em que se viu muito pouco de ambas as equipas, o Rio Ave pareceu uma formação mais esclarecida, principalmente no primeiro tempo.

Em ambas as formações os reforços mostraram-se e também nesse capítulo o Rio Ave parece ter ganho com os novos jogadores. Na lateral-direita, Ribeiro parece trazer outra consistência e, muito seguro, já se assume como o marcador de cantos. Também no lado direito, mas no meio-campo, Miguel Lopes, proveniente do Operário, deixou boas indicações, nomeadamente ao fazer o cruzamento para o segundo golo dos vilacondenses. No ataque, Henrique continua sem mostrar grandes pormenores. Apesar do empenho, o atacante brasileiro continua a falhar na hora de acertar com a baliza.

Quanto aos penafidelenses, Bakero aparece bem na ala direita, muito activo, e Hélder Sousa, na defesa, transmite outra segurança. Quanto aos muitos jogadores provenientes dos juniores, mostram vontade, mas ainda lhes falta alguma consistência, o que ajuda a explicar o resultado.

Penafiel 1 - Rio Ave 2

Estádio | 25 de Abril | Penafiel
Árbitro | Rui Costa

Penafiel
Vasco Viana; Kelly, Vinicius, Hélder Sousa e Ribeiro; Ferreira, Fernando e Lourenço; Bakero, Fabrício e Nelson Campos.
Jogaram ainda: Vinicius Calamari, Pedro Araújo, Marcones, Rafael, Filipe e Penela.
T Rui Bento

Rio Ave
César; Mlhazes, André Vilas Boas, Danielson e Ribeiro; Vítor Gomes, Délson e Niquinha; Miguel Lopes, Ronaldo e Keita.
Jogaram ainda: Adriano; André Serrão, Henrique, Marquinhos, Luisinho, Fábio Faria, Samson, Chidi, Tiago Terroso e Bruno Graça.
T João Eusébio

Marcadores: [0-1] Milhazes 33'; [0-2] Ronaldo 35’; [1-2] Nelson Campos 74’

Irmão de Quaresma já não foi chamado

A formação vila-condense apresentou-se em Penafiel tendo três jogadores condicionados. Apesar de limitados, Evandro, Bruno Gama e Gaspar acompanharam a equipa para o jogo. Os dois centrais recuperam de lesões, enquanto o avançado brasileiro sofre de uma mialgia de esforço. Quem também não participou neste teste foi Mora, o guardião espanhol, que ficou sentado no banco. Entretanto, Alfredo Quaresma, irmão da estrela do FC Porto, Ricardo Quaresma, já não participou na partida com o Penafiel. Recorde-se que o médio esteve na última semana à experiência, mas não terá impressionado João Eusébio, e deve ter sido dispensado.

quarta-feira, julho 18, 2007

Rio Ave empata em Barcelos

O Rio Ave e o Gil Vicente empataram hoje, a uma bola, em Barcelos. No terceiro jogo de preparação da nova temporada 2007/2008, Samsom marcou pelo Rio Ave aos 55 minutos e Bruno Filipe pelo Gil Vicente aos 82 minutos. Na formação vilacondense, Niquinha foi expulso aos 84 minutos.

via Rádio Foz do Ave - e-newsletter de 18 de Julho de 2007

domingo, julho 15, 2007

Poderiam "treinar" sem balizas

Notícia publicada no jornal "O Jogo"

As cargas físicas a que os atletas estão sujeitos durante a pré-época e o facto de ter sido apenas o segundo ensaio para as duas formações podem ajudar a explicar a lentidão do encontro entre Rio Ave e Trofense. Com a duração 74 minutos, este treino, que terminou sem golos e quase sem remates às duas balizas, terá servido, essencialmente, para que os técnicos avaliassem a condição física dos jogadores, sem descurar as questões tácticas – ambas as equipas alinharam em 4x4x2 – que parecem ainda longe de estarem definidas e afinadas.

Enquanto João Eusébio procura entrosar os reforços, apostando numa estrutura que já vem da época passada, António Conceição está a montar uma equipa quase de raiz e terá por isso outras preocupações no trabalho. Com o primeiro jogo oficial ainda a três semanas de distância, e face ao valor dos recursos humanos disponíveis, a evolução do futebol de Rio Ave e Trofense será certamente muita.

Rio Ave 0 - Trofense 0

Estádio | Do Rio Ave FC | Vila do Conde

Rio Ave: César; Miguel Lopes, Fábio Faria, Danielson e Samson; André Serrão, Niquinha, Delson e Marquinhos; Chidi e Henrique.
Jogaram ainda: Adriano, Ronaldo, Ribeiro, Milhazes; André Vilas Boas, Luisinho, Tiago Terroso e Keita.
T João Eusébio

Trofense: Paulo Lopes; Bessa, Idalécio, William e Fernando Dinis; Edu, Vítor Hugo, Kika e Pinheiro; Cascavel e Edu Souza.
Jogaram ainda: Vítor, Marco, Maia, Hélder Neto, Rui Borges II, Ribeiro, Marcos António, Rui Borges I, Leonardo, Zé Miguel e Mário Jorge.
T António Conceição

quinta-feira, julho 12, 2007

Vamos ao Portimonense para a Taça da Liga e abrimos a Honra em Gondomar, recebendo depois o... Portimonense!

Não fomos demasiado felizes no sorteio realizado há pouco pela Liga. Vamos ao reduto do Portimonense para a Taça da Liga, em duelo que implica o prejuízo e o desgaste de uma viagem com estágio, arrancando a carreira do Rio Ave na Liga de Honra em Gondomar. O primeiro jogo em casa é outra vez contra o Portimonense. Nas contas para a subida de divisão, vamos voltar a ter uma recta final de campeonato terrível: visitamos o Trofense, recebemos o Varzim e o Santa Clara, e acabámos o ano fora de casa, contra o Feirense. Esperemos que, nessa altura, já com a questão do regresso ao escalão principal resolvida. Segue-se o calendário completo do Rio Ave na Liga de Honra, bastando fazer a devida transposição dos jogos para a segunda volta. O sorteio completo pode ser visto aqui:

- 1/a jornada (18 Ago): Gondomar - Rio Ave
- 2/a jornada (26 Ago): Rio Ave - Portimonense
- 3/a jornada (02 Set): Fátima - Rio Ave
- 4/a jornada (16 Set): Rio Ave - Gil Vicente
- 5/a jornada (23 Set): Vizela - Rio Ave
- 6/a jornada (30 Set): Rio Ave - Desportivo das Aves
- 7/a jornada (07 Out): Freamunde - Rio Ave
- 8/a jornada (28 Out): Rio Ave - Penafiel
- 9/a jornada (04 Nov): Olhanense - Rio Ave
- 10/a jornada (11 Nov): Rio Ave - Beira-Mar
- 11/a jornada (25 Nov): Estoril-Praia - Rio Ave
- 12/a jornada (02 Dez): Rio Ave - Trofense
- 13/a jornada (16 Dez): Varzim - Rio Ave
- 14/a jornada (23 Dez): Santa Clara - Rio Ave
- 15/a jornada (06 Jan): Rio Ave - Feirense
- 16/a jornada (13 Jan):
- 17/a jornada (27 Jan):
- 18/a jornada (03 Fev):
- 19/a jornada (17 Fev):
- 20/a jornada (24 Fev):
- 21/a jornada (02 Mar):
- 22/a jornada (09 Mar):
- 23/a jornada (16 Mar):
- 24/a jornada (30 Mar):
- 25/a jornada (06 Abr):
- 26/a jornada (13 Abr):
- 27/a jornada (20 Abr):
- 28/a jornada (27 Abr):
- 29/a jornada (04 Mai):
- 30/a jornada (11 Mai):

VIDEOMATÓN: Delson com pé quente a marcar de livre directo o primeiro golo do Rio Ave 2007/08

Nem é que tenha jogado por aí além, mas terá tempo para se redimir da quebra da recta final da época passada quando começarem os jogos a sério. O importante é que Delson comprovou que continua a ser uma solução interessante nos lances de bola parada, marcando um grande golo contra os "abandonões" poveiros, que se calhar queriam era ter regressado logo aos balneários a ver se evitavam a derrota. Em breve uma análise táctica ao que se passou no Estádio dos Arcos. Agora interessa sobretudo saborear a alegria de começar a pré-época a vencer, em dérbi onde o adversário levou a coisa a sério e deu pau como se fosse uma partida oficial, e que ainda por cima se humilhou ao abandonar o relvado antes do apito final do árbitro. Mais vergonhoso do que sofrer uma goleada é não ter coragem, nem dignidade, de lutar até ao fim.

Rio Ave 2 -1 Varzim
Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Rio Ave: Mora; Ribeiro, Fábio Faria, Danielson e Milhazes; André Vilas Boas, Luisinho, Tiago Terroso e André Serrão; Keita e Henrique.
Jogaram ainda: Adriano, Samson, Delson, Miguel Lopes, Bruno Gama, Delson, Marquinhos, Evandro, Chidi, Niquinha e Ronaldo.
T: João Eusébio

Varzim: Bruno Conceição; Pedrinho, Alexandre, Bruno Miguel e Pedro Santos; Tito, Emanuel, Nuno Rocha e Marco Cláudio; Roberto e Chico.
Jogaram ainda: Marafona, Barbosa, Nuno Ribeiro, Nuno Gomes, Campinho, Fredson, Postiga, Yazalde, Luca, Neto e Bruno Moreira.
T: Diamantino Miranda

Marcadores: 0-1 Chico 8'; 1-1 Delson 62'; 2-1 Chidi 89'.

quarta-feira, julho 11, 2007

Rio Ave aviou o Varzim (2-1) no primeiro jogo-treino da pré-época...

...e o treinador dos "polacos", Diamantino "mirolha", mandou a sua equipa abandonar o terreno antes de o árbitro dar o jogo por acabado. Uma vergonha. O Rio Ave ganhou, e ganhou bem. Ninguém tem culpa que essa enorme promessa varzinista, um tal de Yazalde, tenha falhado dois golos sozinho contra Mora. O golo anulado ao Varzim foi bem invalidado, e de facto o tento de Chidi é precedido de deslocação. No entanto, tratava-se de um treino e não de um duelo para a Taça da Liga. Diamantino Miranda, acima de tudo, não respeitou a instituição que lhe paga o salário. Em 2007/08 vamos estar atentos para ver quantas vezes o senhor "mirolha" vai mandar a sua equipa abandonar o relvado sempre que um fiscal-de linha cometer algum erro, e que castigo interno vai dar ao seu atleta, Nuno Rocha, que após um desentendimento normal em futebol partiu para uma cobarde agressão física sobre o Marquinhos. Para terminar, aproveite bem a caixa de "Kompensan" que lhe oferecemos de borla, senhor Diamantino. É que se não for despedido antes esta época ainda vai perder mais duas vezes com o Rio Ave. Habitue-se.

segunda-feira, julho 02, 2007

Rio Ave apresentou-se com 5 reforços e um sul-coreano à experiência

O Rio Ave regressou hoje ao trabalho com cinco reforços integrados e um sul coreano à experiência. A equipa base de João Eusébio mantém-se.
Os cinco novos jogadores são o defesa direito Ribeiro (ex-Beira Mar), o central Gaspar (ex-Belenenses) e os atacantes Henrique (ex-Atlético Paranaense), Luisinho (ex-Moreirense) e Miguel Lopes (ex-Operário, dos Açores).
O sul-coreano à experiência, por duas semanas, é Lim Kyu Hyuk, tem 22 anos e emigrou há quatro anos para o Brasil, onde jogava no Ituano. Kyu Hyuk, que fala português, define-se como um centro-campista ofensivo e duas vezes internacional sub-20. O jogador gostou do treino de hoje e mostrou vontade de ficar. Já no tocante a saídas a mais sonante é a de Fábio Coentrão para o Benfica, que rendeu um milhão de Euros.
O orçamento é de 1,5 milhões de euros, o qual que já inclui as verbas para futebol juvenil (181.000 euros) e futsal (24.000). Metade do dinheiro orçado para esta época (715 mil euros) será gasto com jogadores enquanto que para os treinadores estão previstos 65 mil euros.
No que toca a objectivos, a direcção assume que irá prosseguir com uma política que lhe permita continuar a redução do passivo, não revelando quais as metas a atingir em termos desportivos.
O Rio Ave vai estagiar em Ofir, entre 8 e 14 de Julho e estão agendados os seguintes jogos de preparação: Varzim (11 de Julho), Trofense (14), Gil Vicente (18), Penafiel (21), Aves (25), Merelinense (26) e P. Ferreira (28 - apresentação aos sócios).

Plantel para 2007/2008:
Guarda-redes: Adriano, César e Mora.
Defesas: Bruno Mendes, Danielson, Fábio Faria (ex-júnior), Gaspar (ex-Belenenses), Milhazes, Samson e Ribeiro (ex-Beira Mar).
Médios: André Serrão, André Vilas Boas, Delson, Marquinhos, Niquinha, Tiago Terroso (ex-júnior) e Vítor Gomes.
Avançados: Chidi, Evandro, Henrique (ex-Atlético Paranaense), Keita, Luisinho (ex-Moreirense), Miguel Lopes (ex-Operário), Ronaldo (ex-Marítimo).

Equipa técnica: João Eusébio (treinador), Lima Pereira (treinador adjunto), Gama (treinador adjunto) e Francisco Costa.

Saídas: Fábio Coentrão (Benfica), Gama (treinador adjunto), Costé, Agostinho, Laércio, António, Pires e Ricardo Jorge.

domingo, julho 01, 2007

Assembleia Geral aprovou orçamento de contenção com picardias entre Carlos Costa e o presidente Paulo Carvalho

O orçamento do Rio Ave para a temporada de 2007/08 aponta para um milhão e cerca de 500 mil euros, sendo mais de 181 mil euros destinados ao Departamento Juvenil e de 24 mil euros ao Futsal.
Os sócios, presentes em número de meia centena na Assembleia Geral de domingo de manhã, aprovaram o Plano de Actividades e o Orçamento com três abstenções e quatro votos contrários, tendo um deles (Carlos Costa) referido que o Plano “não tem rigor oficial”, o que foi contrariado pelas explicações pormenorizadas de Paulo de Carvalho, presidente da Direcção. Por sua vez, Mário Almeida, presidente da Assembleia Geral, recorreu ao bom senso para que o documento fosse aprovado, o que foi bem sucedido.
Paulo de Carvalho referiu ainda que o “futebol não é algo de sustentável”, e daí as dificuldades surgidas no próprio seio profissional. Por esse motivo, não quis interpretar o papel de “vendedor de sonhos”, antes tornar-se realista quanto às despesas e às receitas, já que elas “serão a trave mestra do Plano” apresentado à aprovação dos sócios. E mostrou-se objectivo, nesse aspecto: “Só podemos prometer títulos quando o Rio Ave estiver em condições de os prometer, fora disso, temos de encarar as nossas limitações em relação a outras equipas que aparecem com promessas de subida de Divisão”.
Na exposição feita, o líder directivo do emblema vilacondense garantiu: “Poder-se-á dizer que somos pouco ambiciosos comparando este Plano com os dos últimos três anos. Nada mais errado”. Embora reconheça que “os resultados desportivos são essenciais para um clube”, no que diz respeito ao Rio Ave “eles têm de ser alcançados em condições que não coloquem em causa a sobrevivência do próprio clube”. Daí que o rumo da gestão “seja idêntico ao que se vem mantendo nos últimos três anos”, ou seja, “não em função da emoção, mas antes da razão”. E fez a comparação de que “o orçamento da época passada também foi menor que o anterior e o Rio Ave quase que chegava à Liga Nacional”. Revelou o facto de haver jogadores, anteriormente, que tinham contrato de formação baratos e que passaram a profissionais, mais dispendiosos, como são os casos de Vítor Gomes e André Serrão, além de Ronaldo ficar mais caro porque deixou de estar emprestado pelo Marítimo, como contrapartida da cedência de José Gomes.
O assunto do novo Estádio do Rio Ave FC foi abordado ao de leve, até porque vai nos primeiros estudos, ficando guardado para uma reunião magna dos sócios quando houver bases mais sólidas, embora tudo leve a crer que se torne em realidade com pouca demora.

PS: Agradecimento pelo material cedido ao ilustre jornalista Luís Leal.

Henrique ao estilo de Liedson pode ser o "Levezinho da Honra"


"Parece o Liedson". Foi assim que o brasileiro Philco, do Sp. Braga, se referiu às qualidades de Henrique Néris Brito, o reforço do Rio Ave para o ataque, em pleno Aeroporto Francisco Sá Carneiro, segundo nos confidenciou um amigo do BdRA. Ambos chegaram a fazer dupla no ataque dos escalões de formação do Atlético do Paranaense, e deram o salto para o futebol europeu antes de se afirmarem no plantel sénior do "furacão". Que jeito nos dava que as palavras do avançado arsenalista se confirmassem e o Henrique facturasse muitos golos com o nosso emblema ao peito. Do epíteto de "Levezinho da Honra" já não se livra.

Futsal reforça-se com Paulinho

E o senhor que se segue é Paulinho, conta-nos "O Norte Desportivo". O plantel do Rio Ave recebeu esta semana mais um reforço: Paulinho. O antigo jogador do Junqueira, que já passou por outros clubes como Alpendorada e Académica de Leça junta-se assim a Ricardo, Franclin e Mário no lote de contratações da formação vilacondense que, como é sabido, terá esta temporada um novo treinador, Paulo Morim.