A semana de trabalho da equipa do Rio Ave não tem tido grandes ecos na imprensa desportiva portuguesa - como seria de esperar, após a despromoção do nosso clube à Liga de Honra na temporada passada - no entanto, para este importante desafio contra o Olivais, há algumas notas que merecem ser destacadas.
Em primeiro lugar, devemos tentar perceber (e questionar) porque é que João Eusébio decidiu alterar a estrutura da equipa que, pelo menos na primeira parte, deu uma resposta aceitável contra o Varzim. Ao invés, afastou para o banco Fábio Coentrão e Ronaldo, fazendo entrar para os seus lugares Evandro e Chidi. O resultado foi claro, um desastre. Tratam-se de dois atletas desmotivados e longe de uma boa condição física. A questão é clara: irão recuperar o fulgor de outros tempos? Pelo menos ainda há muita gente que espera muito de um Evandro "trintão", conformado e com um salário "gordo"... A ver.
As lesões, em Penafiel, causaram problemas quer no jogo, quer na preparação para o (decisivo) desafio frente ao conjunto lisboeta. Ronaldo fez uma entorse no joelho esquerdo e não poderá jogar, Bruno Mendes continua a recuperar de uma lesão muscular crónica na coxa direita. Laércio e Chidi, pelo menos, não constam do boletim médico do Rio Ave e estarão aptos para domingo.
Vítor Gomes, um dos mais promissores atletas do nosso plantel, esteve esta semana nos trabalhos da Selecção Nacional de Sub-20 e participou na segunda parte do jogo-treino da equipa nacional frente à União Torreense (0-0). Para a semana, o Vítor poderá vir a integrar a lista dos 20 jogadores que irão defrontar, duplamente, a seleção Sub-20 da Polónia. Contamos com a sua chamada! Entretanto, ao longo desta semana surgiram algumas críticas, que entendo serem injustas, em relação à fraca cobertura que este blogue dá ao Vítor Gomes. Além de patéticas estas críticas são deselegantes e retiram a vontade de prosseguir este projecto amador e desinteressado em favor do Rio Ave FC. Vale o apoio dos rioavistas com bom senso. O BdRA é a principal via de destaque ao Vítor, senão veja-se esta pesquisa no Google ou esta entrada do BdRA na sua anterior morada. Mais, durante a minha experiência no programa "Depois da Hora", RTP-N, tive oportunidade de elogiar publicamente o Vítor aquando da sua estreia como sénior em 2006/07 frente ao Benfica. Haja mais cuidado com aquilo que se diz e, sobretudo, a frontalidade para assinar críticas pretensamente tão construtivas e "masculinas".
Por insuficiência de tempo os resultados do TOTORIO 2005/06 continuam por publicar. Espero, um dia, poder publicá-los. Entretanto, compreendo que o mais provável vencedor esteja ansioso por receber o prémio que ficara apalavrado com a Direcção do Rio Ave. Repito, apalavrado e sem certeza exacta daquilo que seria...Ora, como é evidente não gostei de ler um comentário anónimo dizendo que "gerir um blog é bonito, pode render bem financeiramente (atençao, disse pode)... e fazer curriculum(...)", numa clara crítica à gestão do TOTORIO. Não gostei porque a única coisa que é, de facto, verdade é que é bonito gerir o blogue do clube que se gosta, exclusivamente, e com bons resultados em notoriedade. Tudo o resto é falso. Os patrocínios ainda não valeram um único cêntimo (o da Betfair.com deverá ser extinguido até final do ano e o do Google Ads está a cumprir quase um ano e a receita não ultrapassa os 50 dólares). O pagamento apenas é efectuado quando se alcançam 100 dólares o que apenas deverá acontecer no próximo ano. Ou seja, só em despesas de assinatura com internet, electricidade e tempo dispendido, os 50 dólares não dariam nem para sequer um mês de BdRA. Gostava de ver mais preocupação destes anónimos com o estado decrépito do site oficial do clube - construído e editado por gente remunerada - e que nem o cuidado tem tido de cuidar do arquivo de notícias do clube. Se repararem as notícias que saem "desaparecem" do arquivo desde Abril de 2006. Para não falar nas desactualizadas secções de Futebol Profissional e Amador. É no que dá o "jornalismo" globetrotter vila-condense...
Artur Soares Dias será o árbitro para domingo, ele que é da AF Porto e que na temporada passada nos beneficiou em Belém (2-1) e prejudicou no Bessa (1-2).
O preço dos bilhetes para a recepção ao Olivais é o mesmo da recepção ao Varzim e de grande parte da temporada passada. Ou seja, preços caros não para os adeptos visitantes que deverão ser poucos, mas sim para algum adepto do Rio Ave que sendo não sócio terá que pagar no mínimo 10 euros para ver um espectáculo de qualidade incerta. Continua por existir uma campanha de aproximação de novos adeptos ao clube.
Para terminar, fica aqui uma nota inequívoca de apoio à equipa do Rio Ave para este desafio frente ao Olivais e Moscavide. Não é determinante, mas será um jogo que poderá clarificar aquilo que este Rio Ave poderá fazer esta temporada e também o crédito de João Eusébio à frente dos destinos da equipa. É tempo de mostrar que o trabalho da pré-temporada não foi um produto do acaso. Domingo conto estar no nosso Estádio.
FORÇA RIO AVE!