quinta-feira, setembro 14, 2006

A semana antes da (decisiva) recepção ao Olivais e Moscavide

A semana de trabalho da equipa do Rio Ave não tem tido grandes ecos na imprensa desportiva portuguesa - como seria de esperar, após a despromoção do nosso clube à Liga de Honra na temporada passada - no entanto, para este importante desafio contra o Olivais, há algumas notas que merecem ser destacadas.

Em primeiro lugar, devemos tentar perceber (e questionar) porque é que João Eusébio decidiu alterar a estrutura da equipa que, pelo menos na primeira parte, deu uma resposta aceitável contra o Varzim. Ao invés, afastou para o banco Fábio Coentrão e Ronaldo, fazendo entrar para os seus lugares Evandro e Chidi. O resultado foi claro, um desastre. Tratam-se de dois atletas desmotivados e longe de uma boa condição física. A questão é clara: irão recuperar o fulgor de outros tempos? Pelo menos ainda há muita gente que espera muito de um Evandro "trintão", conformado e com um salário "gordo"... A ver.

As lesões, em Penafiel, causaram problemas quer no jogo, quer na preparação para o (decisivo) desafio frente ao conjunto lisboeta. Ronaldo fez uma entorse no joelho esquerdo e não poderá jogar, Bruno Mendes continua a recuperar de uma lesão muscular crónica na coxa direita. Laércio e Chidi, pelo menos, não constam do boletim médico do Rio Ave e estarão aptos para domingo.

Vítor Gomes, um dos mais promissores atletas do nosso plantel, esteve esta semana nos trabalhos da Selecção Nacional de Sub-20 e participou na segunda parte do jogo-treino da equipa nacional frente à União Torreense (0-0). Para a semana, o Vítor poderá vir a integrar a lista dos 20 jogadores que irão defrontar, duplamente, a seleção Sub-20 da Polónia. Contamos com a sua chamada! Entretanto, ao longo desta semana surgiram algumas críticas, que entendo serem injustas, em relação à fraca cobertura que este blogue dá ao Vítor Gomes. Além de patéticas estas críticas são deselegantes e retiram a vontade de prosseguir este projecto amador e desinteressado em favor do Rio Ave FC. Vale o apoio dos rioavistas com bom senso. O BdRA é a principal via de destaque ao Vítor, senão veja-se esta pesquisa no Google ou esta entrada do BdRA na sua anterior morada. Mais, durante a minha experiência no programa "Depois da Hora", RTP-N, tive oportunidade de elogiar publicamente o Vítor aquando da sua estreia como sénior em 2006/07 frente ao Benfica. Haja mais cuidado com aquilo que se diz e, sobretudo, a frontalidade para assinar críticas pretensamente tão construtivas e "masculinas".

Por insuficiência de tempo os resultados do TOTORIO 2005/06 continuam por publicar. Espero, um dia, poder publicá-los. Entretanto, compreendo que o mais provável vencedor esteja ansioso por receber o prémio que ficara apalavrado com a Direcção do Rio Ave. Repito, apalavrado e sem certeza exacta daquilo que seria...Ora, como é evidente não gostei de ler um comentário anónimo dizendo que "gerir um blog é bonito, pode render bem financeiramente (atençao, disse pode)... e fazer curriculum(...)", numa clara crítica à gestão do TOTORIO. Não gostei porque a única coisa que é, de facto, verdade é que é bonito gerir o blogue do clube que se gosta, exclusivamente, e com bons resultados em notoriedade. Tudo o resto é falso. Os patrocínios ainda não valeram um único cêntimo (o da Betfair.com deverá ser extinguido até final do ano e o do Google Ads está a cumprir quase um ano e a receita não ultrapassa os 50 dólares). O pagamento apenas é efectuado quando se alcançam 100 dólares o que apenas deverá acontecer no próximo ano. Ou seja, só em despesas de assinatura com internet, electricidade e tempo dispendido, os 50 dólares não dariam nem para sequer um mês de BdRA. Gostava de ver mais preocupação destes anónimos com o estado decrépito do site oficial do clube - construído e editado por gente remunerada - e que nem o cuidado tem tido de cuidar do arquivo de notícias do clube. Se repararem as notícias que saem "desaparecem" do arquivo desde Abril de 2006. Para não falar nas desactualizadas secções de Futebol Profissional e Amador. É no que dá o "jornalismo" globetrotter vila-condense...

Artur Soares Dias será o árbitro para domingo, ele que é da AF Porto e que na temporada passada nos beneficiou em Belém (2-1) e prejudicou no Bessa (1-2).

O preço dos bilhetes para a recepção ao Olivais é o mesmo da recepção ao Varzim e de grande parte da temporada passada. Ou seja, preços caros não para os adeptos visitantes que deverão ser poucos, mas sim para algum adepto do Rio Ave que sendo não sócio terá que pagar no mínimo 10 euros para ver um espectáculo de qualidade incerta. Continua por existir uma campanha de aproximação de novos adeptos ao clube.

Para terminar, fica aqui uma nota inequívoca de apoio à equipa do Rio Ave para este desafio frente ao Olivais e Moscavide. Não é determinante, mas será um jogo que poderá clarificar aquilo que este Rio Ave poderá fazer esta temporada e também o crédito de João Eusébio à frente dos destinos da equipa. É tempo de mostrar que o trabalho da pré-temporada não foi um produto do acaso. Domingo conto estar no nosso Estádio.

FORÇA RIO AVE!

9 Comments:

Anónimo disse...

Meu amigo João, quando disse pode, é porque sei que ás vezes dá e outras vezes dá prejuízo. Também é verdade que é bonito, também eu gostaria eu de ter um blog. Felismente existe um "Blog do Rio Ave" e um "Reis ao AVE", porque na verdade nem me dou ao trabalho de aceder ao site oficial. Não vale a pena. Neste blog a minha critica é apenas construtiva, nãao te esqueças meu amigo até propus um Tottorio 2006/2007.
Quanto ao anonimato, deve-se unica e simplesmente ao facto de nesta nossa cidade não haver liberdade de expressão, e não digo nem mais uma palavra.
"naovoucomtodos"

LM disse...

Ha coisas que o melhor é ignorar... e esta é uma delas. Neste momento este blog é das melhores fontes de informação que temos. Principalmente agora que os jornais dao uma importancia minima ao rio ave. Não se pode pedir mais a um serviço amador sem fins lucrativos

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o facto de a direcção do RIO AVE não fazer o minimo esforço para angariar novos socios e adeptos,ainda se tivessemos muitos...

Luis Lopes disse...

Caro joão,

Por tudo o que deste e ainda tens para dar ao nosso Rio Ave, Livra-te de pensar sequer em desistir. Não vão ser, certamente, uns comentários menos próprios, e mts vezes até ofensivos que te vão levar a tal !!

Qt ao Totorio, e sendo eu um potencial vencedor (acho eu), mentiria se te dissese que não estou na expectativa de saber os resultados ... e se recebesse um prémio !! Melhor ainda... Abraço !!

Luis Lopes disse...

Já agora devo deixar aqui um descargo de consciência: eu fiz a minha parte e ainda este mês arrecadei 2 sócios para o Rio Ave ! Olhem que não foi fácil convencer a minha namorada a tornar-se sócia, para mais qd ela nem sequer é de cá ! e como tal o Rio Ave não passa de um clube simpático ! Não fazem a minima ideia do que lhe vou ter de dar em troca ! Ficara entre mim e ela.. de qq forma vocês já fizeram o mesmo ??

Anónimo disse...

Bem vejamos uma coisa... ou nos fazemos de vitimas ou enfrentamos os problemas. Ao João: "quando mencionei o caso em especifico de Vitor Gomes, falava também de outros jogadores, se no passado elogiou o jovem, muito bem! mas neste momento estamos no PRESENTE!!!! Ora, ou nós vilacondenses elogiamos o que é nosso ou não andamos para a frente. Nunca quis por em causa o seu trabalho... daí achar que não há necessidade de se "vitimizar" nem por em causa a "masculinidade" de ninguém... como criador de um blogue tem de estar aberto a criticas quer sejam elas positivas ou NEGATIVAS!! Simplesmente expus o meu desagrado e dado que a liberdade de expressão é um direito do cidadão (até à data) cabe-lhe aceitar a opinião dos outros, quer lhe agrade ou não... Mais uma opinião, porque não convida outros jovens a integrarem este projecto consigo?" Terminando, tenho pena que (João) tenha acatado a minha opinião de forma negativa... Mas mesmo assim continuo a ter respeito por si e a acreditar que tem mérito para estar por detrás de um blog dedicado ao nosso clube! Viva ao rio Ave e acima de tudo as pessoas que o representam!!! Ass: Pedro C.

Anónimo disse...

Olá! como adepto do rio ave, não vejo o porque de tanta coisa em volta de um comentário (do anonimo que fala do jovem caxineiro). Hello???? é uma opinião e todo o mundo tem o direito a dar a sua!E achei muito má onda a sua resposta João. Porque pelo pouco que li da noticia, não entendi que o quissessem ofender, mas tasse... e mais não acho que tenha que atacar ninguém mas sim desfrutar da oportunidade que tem em tar por detras de um blogue. Boa sorte e menos stress curtam a vida... Viva o Ribas meu!!! Rui Castro.

Anónimo disse...

Em Portugal há sempre quem critique por tudo e por nada. O trabalho do João Carmo no Blogue do Rio Ave só merece uma qualificação: FANTÁSTICO. Se não fosses tu, o marasmo seria total. Não tendo o nosso clube a massa crítica que todos desejariamos, apenas afirmo que o BdRA não pode acabar. Quanto ao resto, continuo a querer acreditar que estamos no bom caminho e que as vitórias acabarão por aparecer. FORÇA RIO AVE!!!

Anónimo disse...

Carissimo Luis LOpes,essa ideia de cada socio tentar angariar pelo menos um socio,se bem se lembram tinha partido de mim ha uns meses atras,no entanto nunca houve feed-back por quem frequenta este blog,penso que apenas o moises cambola apoiou esta ideia,no entanto,fico feliz por saber que para alem da minha pessoa,outros estão a seguir a ideia.Ja agora aproveito para dar uma força ao joão para continuar com este projecto,pois faz muita falta.Para terminar,estou a escrever apos a nossa sofrida vitoria(não e joão!?),e dizer que o RIO AVE tem muito que melhorar.RIO AVE para sempre.