quarta-feira, agosto 30, 2006

Problemas técnicos

É com alguma tristeza e bastante irritação que a editoria tem detectado inúmeros problemas com o serviço de alojamento do BdRA na weblog.com.pt - publicidade indesejada, problemas nos comentários, edição inacessível durante largas horas, etc. - e a solução parece ser cada vez mais simples (apesar de trabalhosa) e inevitável: mudar de serviço, migrando o blogue para outras paragens (blogspot.com, blogs do sapo, wordpress.com ou blogsome.com, habituem-se ao nome de um destes serviços).

Assim, o dia de hoje deverá ter representado a gota de água neste mar de incompetência e péssima prestação de serviço da weblog.com.pt (agora nas mãos da AEIOU.pt, depois da venda efectuada por Paulo Querido, com os tempos em que o serviço era prestado pelo jornalista algarvio a deixarem muitas saudades), portanto aguardem pelos próximos dias para se conhecerem algumas novidades.

Entretanto o rescaldo do jogo frente ao Varzim, ainda que o resultado seja fraco, não está esquecido. Convém recordar que o Rio Ave fez apenas o primeiro jogo oficial da época, desiludiu um pouco, mas alguns atletas mostraram serviço (Danielson, Niquinha, Laércio e, a espaços, Costé e Fábio Coentrão) e ainda existem várias jornadas para rectificar este percalço. O pior - e o mais frustrante - foi mesmo defrontar (e não derrotar) uma equipa poveira parca de soluções e de futebol ofensivo - e diga-se isto sem qualquer bairrismo -, uma séria candidata na luta pela permanência na Liga de Honra. A primeira parte foi disputada com sentido único, mas ainda assim - e apesar da bola na barra - o Rio Ave tinha obrigação para criar ainda maior e melhor volume de jogo atacante para finalizações certeiras. Ficou a intenção. No segundo tempo, ainda que com menor acutilância o Rio Ave dominou e fez alguma coisa para ganhar. A dinâmica e a qualidade de jogo ainda é fraquinha, mas estamos no arranque da temporada. A curto prazo convém é motivar atletas que em fase inicial da época parecem já nada querer com o Clube e os seus objectivos: Evandro, Chidi e Keita. E já que se discute tanto um lateral direito, Niquinha é solução, apesar de fazer falta no meio-campo, Vítor Gomes e André Serrão poderão também ser soluções válidas, ainda que sejam adaptações e há um atleta que pode e deve ser rentabilizado: Ricardo Jorge. O plantel apesar de ter jogadores teoricamente mais propensos ao futebol atacante, parece ter soluções suficientes para suprir as lacunas que poderão surgir quer na defesa, quer no meio-campo. Invista-se criteriosamente o dinheiro da venda do Miguelito e saldem-se as dívidas ao Estado e a outros credores do Rio Ave.

Penafiel é a próxima paragem e contamos com um bom resultado. Se querem ser a "sombra" dos favoritos na subida é importante começarem a vencer, caso contrário irão, gradualmente, perder o apoio e sobretudo a paciência dos adeptos. É que na Liga de Honra se a qualidade dos adversários é menor, a qualidade de jogo também o é e saber de antemão que ir às bancadas dos "Arcos" é ir ver pontapé para a frente e um jogo entediante disputado a meio-campo será meio caminho para que um maior número de pessoas fique em casa.