domingo, março 30, 2008

Rio Ave, 1 x Olhanense, 1

A escassas jornadas do final da presente temporada desportiva, a equipa do Rio Ave foi alcançada na liderança da prova pelo Trofense, após o empate cedido em casa diante do Olhanense. Agora com 42 pontos, a formação vilacondense continua no grupo de candidatos à subida, numa prova que tem vindo a revelar-se bastante competitiva. Na recepção ao Olhanense, o Rio Ave entrou bem no jogo, assistindo-se a uma 1ª parte muito disputada, mas com poucas oportunidades de golo para ambas as equipas, sobretudo porque o adversário parece ter vindo a Vila do Conde jogar para o empate, o que acabou por conseguir. Aliás, foi o Olhanense a primeira equipa a marcar, colocando-se por breves minutos em vantagem, já que o Rio Ave respondeu da melhor maneira com o golo do empate a ser apontado por Gaspar. Na recta final do encontro, o Rio Ave dominou e ainda procurou chegar à vitória, mas todas as tentativas se revelaram infrutíferas. Na próxima jornada, desloca-se ao terreno do Beira Mar.

in www.rioave-fc.pt

domingo, março 16, 2008

Penafiel, 0 x Rio Ave 1

Com a vitória sobre o Penafiel, a equipa do Rio Ave ascendeu à liderança da Liga de Honra, beneficiando também da derrota do Trofense. A deslocação ao terreno do Penafiel decorreu de forma bastante positiva para a formação vilacondense, ainda que o adversário desta jornada não tenha facilitado a tarefa da equipa orientada por João Eusébio. Com efeito, e apesar das várias tentativas para se adiantar no marcador, o Rio Ave só conseguiu concretizar o golo durante a segunda parte do jogo, com Chidi a efectuar um passe certeiro para a finalização de Ronaldo, autor do único golo da partida aos 17 minutos do segundo tempo. A partir daqui, o Rio Ave soube gerir a vantagem e controlar a reacção do Penafiel que ainda tentou chegar ao empate, mas sem sucesso. Com esta vitória, o Rio Ave assegurou o 1º lugar isolado da tabela classificativa, somando agora 41 pontos.

in www.rioave-fc.pt

segunda-feira, março 10, 2008

Reacção de candidato fez justiça no marcador

Crónica do Jornal de Notícias

É o regresso do Rio Ave ao banho da prata, de novo no segundo posto, a ganhar terreno na luta férrea pela ascensão à Liga. Um prémio justíssimo para uma equipa que soube superar todas as adversidades e malhar fortemente em cima de um adversário que se mostrou muito organizado e bem orientado. O triunfo vila-condense não merece discussão, mas manda a verdade dizer que o segundo e terceiro golo precedem de foras-de-jogo. Acalmem-se os ânimos, porque também é indiscutível que Tó Figueira deveria ter sido expulso (76m), ao ter travado com o braço direito o "chapéu" de Chidi, a peróla negra de Vila do Conde. O número um de Freamunde teve a mesma sorte que Helton, no último jogo do F. C. Porto na Champions League. Esse momento foi mesmo o maior pecado do árbitro, Jorge Sousa, que não foi devidamente auxiliado. Bock, por exemplo, ficou pelos cabelos e, por ter protestado mais um fora-de-jogo duvidoso, levou o cartão amarelo. Mas voltemos ao lado bom da bola e ao início de tarde infeliz da máquina vila-condense, traída por um autogolo de André Vilas Boas, que cabeceou a bola para o fundo da baliza de Paiva, ao tentar interceptar o cruzamento do empreendedor Filipe Pastel. A reacção do Rio Ave é de candidato, a criar sucessivas ocasiões de perigo, claudicando apenas na percentagem de eficácia zerinho ao intervalo, depois de Chidi, uma dor de cabeça para a defesa do Freamunde, ter atirado sempre ao lado da baliza forasteira. Depois do golo acidental, o Freamunde só aos 44 minutos voltou a chegar com relativo perigo à baliza vila-condense. Sintomático...
A segunda parte, sobretudo a última meia hora, é um regalo para o espectador comum. O Rio Ave forçou a barra e tanta avalanche só podia dar mesmo em reviravolta. Assim, Ronaldo limitou-se a empurrar para o fundo das redes, depois de Tó Figueira ter defendido o primeiro remate de Wires. E seria mesmo o brasileiro, ao cair do pano, a deixar outra vez os adeptos em delírio, depois de Keita ter rematado para a primeira defesa do número um forasteiro. O golo de Chidi (bem o mereceu) nos descontos foi apenas a cereja no topo do bolo.

domingo, março 09, 2008

Rio Ave, 3 x Freamunde, 1

Com a vitória sobre o Freamunde, em jogo disputado este domingo, a equipa do Rio Ave reforça a sua posição na tabela classificativa e demonstra de forma inequívoca que está disposta a lutar pela subida de divisão até ao final da prova. O jogo decorreu de forma equilibrada durante a primeira parte, embora com o Freamunde em vantagem no marcador, fruto de um auto-golo marcado por André Vilas Boas. A formação vilacondense reagiu bem à situação e procurou sempre inverter o resultado, o que haveria de acontecer durante a 2ª parte do encontro, com Ronaldo a bisar na partida e ainda com tempo para intervir na jogada que Chidi finalizou com o golo que fechou o resultado em 3 x 1, garantindo assim a vitória do Rio Ave. De referir que o jogo de hoje marcou o regresso à competição do brasileiro Niquinha, após ausência prolongada devido a lesão. Na próxima jornada, o Rio Ave desloca-se ao terreno do Penafiel.

in www.rioave-fc.pt

domingo, março 02, 2008

Desp. Aves, 0 x Rio Ave, 0

Na deslocação ao terreno do Desportivo das Aves, esta tarde, o Rio Ave empatou a zero bolas e, apesar de ter perdido o 2º lugar da tabela na Liga Vitalis, conseguiu um resultado positivo. A formação vilacondense apresentou-se desfalcada neste desafio, fruto das sucessivas lesões que têm afectado o plantel nas últimas semanas. Em todo o caso, a estratégia delineada pelo treinador João Eusébio surtiu efeitos, tendo em conta que o Desp. das Aves é tradicionalmente uma equipa difícil. O jogo decorreu num tom equlibrado, havendo escassas oportunidades de golo a assinalar para ambas as equipas. Regista-se que, durante o encontro, João Eusébio foi forçado a proceder a substituições Ronaldo, Mora e Mateus, todos por lesão. Na próxima jornada, o Rio Ave recebe o Freamunde, em jogo marcado para domingo, pelas 15.30 horas.

in www.rioave-fc.pt