sexta-feira, outubro 20, 2006

Eusébio perspectiva próximo jogo

Entrevista publicada em www.rioave-fc.pt

- A vitória sobre o Leixões pode representar mais um passo ascendente na tabela classificativa para a equipa do Rio Ave que tem feito um início de campeonato tranquilo…
- É verdade. No que respeita à pontuação, caso o Rio Ave vença, fica em posição superior ao Leixões. Mas sabemos que vamos encontrar uma boa equipa e não podemos “adormecer”. O Leixões é uma equipa que no seu processo ofensivo ataca com coberturas e na defesa erra poucas vezes. É uma equipa madura que fica sempre à espera do erro do adversário. Como é evidente, também tem as suas fragilidades e é por aí que a nossa equipa vai, para procurar explorar esses pontos fracos.

- As características que descreveu são comuns a várias equipas deste campeonato. Daí o equilíbrio que se tem notado?
- É um facto que as equipas que disputam este campeonato são muito idênticas no seu modelo de jogo. São equipas fechadas, jogam quase sempre atrás da linha da bola e, nos jogos em casa, costumam procurar o controlo de jogo com um fluxo de ataque muito forte. Fora de casa, acontece o inverso, ficando à espera da reacção do adversário. No caso do Rio Ave, procuramos sempre o controlo de jogo, seja no nosso terreno ou fora. A nossa equipa gosta de ter a posse de bola e é isso que tem procurado fazer até ao momento. No entanto, sabemos que o Leixões é uma excelente equipa e antevemos um jogo difícil. A equipa que cometer mais erros é aquela que vai perder o jogo. Mas o futebol tem outras condicionantes, como sejam o estado em que os jogadores se encontram e o factor sorte que, por vezes, é determinante.

- Isso significa que a equipa do Rio Ave terá de estar concentrada a 100 por cento no jogo?
- Sim. É isso que pedimos em todos os jogos: que os jogadores estejam concentrados e sempre ao seu melhor nível. Quando me refiro à concentração dos jogadores, estou a reportar-me a todos os sectores – ofensivo e defensivo. Houve uma altura em que o Rio Ave não conseguia fazer golos, mas ultimamente tem conseguido marcar em quase todos os jogos. Para além da concretização, há a registar o aumento do número de oportunidades criadas. No capítulo defensivo, também temos sofrido golos e estamos a trabalhar no sentido de melhorar este aspecto. Por isso, queremos que todos os jogadores estejam concentrados e cumpram o seu papel. Só pedimos aos jogadores aquilo que eles conseguem fazer e sei que este desafio está perfeitamente ao seu alcance.

- Ou seja, a equipa tem vindo a evoluir de forma positiva…
- Exactamente. Os indicadores que a equipa tem demonstrado apontam nesse sentido. Estou satisfeito com o trabalho dos jogadores. Por vezes, os resultados não correspondem aos nossos anseios, mas em termos de atitude, de vontade e determinação, penso que o Rio Ave está no bom caminho. A título de exemplo, posso referir que no final do jogo com o Santa Clara, enquanto treinador senti-me muito satisfeito por considerar que os jogadores tiveram uma atitude de verdadeiros campeões. Não é fácil uma equipa estar a perder por dois a zero e conseguir lutar por inverter o resultado. Notou-se, mais uma vez que temos “equipa”, ou seja, temos um grupo de jogadores que demonstrou muita vontade de vencer e muita garra. Sabemos que nem todos os jogos serão assim, há dias melhores e dias piores, mas tudo faz parte do campeonato.

- Este jogo com o Santa Clara, pela atitude que os jogadores demonstraram, vai servir de exemplo para desafios futuros?
- Penso que sim. Todos os jogos servem de exemplo, mediante as circunstâncias que estejam em análise. Em relação ao jogo com o Santa Clara, só veio demonstrar que a nossa equipa tem qualidade e capacidade para reagir quando está perante um resultado negativo. Note-se que, o Santa Clara é uma equipa assumidamente candidata à subida. Por isso, não é um adversário qualquer! Mesmo estando a perder, o Rio Ave conseguiu inverter a tendência e mostrou muita determinação, muito equilíbrio emocional e uma atitude profissional de campeões.