segunda-feira, abril 30, 2007

VIDEOMATÓN: O resumo de um jogo para lembrar e não repetir



O resumo televisivo da RTPN de um jogo que o Rio Ave deve lembrar para não repetir nas 3 jornadas que restam. O Vitória de Guimarães jogou melhor, teve mais atitude, lidou melhor com a pressão e justificou o triunfo. Disso não restem dúvidas. No entanto, e olhando ao "frame" aqui em baixo, também não restam dúvidas de que o primeiro golo foi irregular. Todos os rioavistas viram bem o lance. Foi mesmo à nossa frente. Vítor Gomes está ali, na imagem, a ser ensanduíchado entre dois jogadores vitorianos (Raviola e Ghilas) com Pedro Proença a ver a situação sem nada assinalar. O caso de Ghilas é incrível, dado que se desequilibra, quando tenta virar-se para acompanhar o efeito da bola, abalroa Vítor Gomes e provoca a sua grave lesão. Isto, note-se uma vez mais, com Pedro Proença a ver nitidamente o que se estava a passar. Imaginem que tinha sido ao contrário. Imaginem só. Então é que tinham mesmo invadido o relvado.
Por alguma coisa o assistente Pedro Garcia, ao ser confrontado no início da segunda parte, pelos adeptos do Rio Ave, sobre se não tinha visto o empurrão, encolheu os ombros e olhou para Proença, quase pedindo desculpa pelo que tinha sucedido. Foi nesse momento que percebi que, acontecesse o que acontecesse no segundos 45 minutos, o vencedor estava encontrado.


PS: Há muitos anos que vou ao futebol e não como grupos. Quando o Franco "virou" o Evandro, cortando um contra-ataque logo no início do encontro, e Pedro Proença fez o gesto de calma e não mostrou o cartão amarelo cheirou-me logo a esturro. Curiosamente, o Milhazes fez uma falta dura quase junto à grande área vitoriana, no meio-campo defensivo do adversário e aí, não sei ao abrigo de que critérios objectivos, já viu o cartão amarelo. São pequenos detalhes que dizem tudo. Perdemos o jogo e não há nada a fazer, mas temos a nossa dignidade e não podem andar a gozar com a nossa cara como fizeram na época passada os senhores Paratys e Benquerenças. Se calhar, também temos de ameaçar invasões de campo para sermos respeitados...

1 Comment:

Anónimo disse...

Não......violência não....
Se os arbitros estão a levar o Leixôes e o Guimarâes ao colo. Nos só temos que nos lamentar.
Fomos emporrados para a segunda,eu sei que não vamos veneficiar disso para subirmos. A direcção do Rio Ave è que deve estar atenta.Essa sim è que deve dar um murro na mesa se perciso for.Não foi o jogo de Guimarães,que nos faz estar com azia,foram sim os cartões,jogamos com a equipa esfrangalhado contra o Portimunense.
FORÇA RIO AVE
josé correia