domingo, maio 13, 2007

João Eusébio (sobre a sua continuidade no Rio Ave): «A última imagem é a que fica...»


«Não é a continuidade que me preocupa. Mas admito que a última imagem é a que fica. Desci com o Rio Ave e agora não conseguimos subir, apesar de termos estado na luta durante muito tempo. Mas a última imagem deixa sempre marcas.»

João Eusébio, treinador do Rio Ave, depois da derrota em Olhão, em declarações publicadas no site Mais Futebol.


PS: Devido à aparição de alguns comentários absolutamente desenquadrados, mal educados e quase todos provenientes de adeptos de outros clubes que não o Rio Ave, os comentários a todos os posts do BdRA estarão a partir de agora sujeitos a moderação. A caixa de comentários está aberta à crítica, desabafo ou incentivo à equipa desde que o conteúdo não seja ofensivo ou então escudado em egos frustrados e anónimos.

21 Comments:

Anónimo disse...

Lamento que o Rio Ave não tenha conseguido aguentar a pressão da subida.
Os meus cumprimentos para vós e que subam na próxima época á 1 liga.

Unknown disse...

Num momento de felicidade para nós (VitóriaSC), queria deixar aqui uma mensagem de alento aos dirigentes e aos adeptos do Rio-Ave.

Que não desistam como clube e que acreditem sempre é o que espero, que subam na próxima época é o que desejo, uma vez que é um clube com o qual simpatizo não só eu mas também os Vimaranenses na sua generalidade.

O meu clube foi mais forte na ponta final e isso é o que conta, mas o que lá vai lá vai. A vida continua.

Força para o futuro.

Anónimo disse...

JC Maia FALA:
Lutamos, mas não conseguimos. Agora o momento é de ponderação e avaliação dos prós e contras da temporada, mas principalmente, da identificação do porquê uma equipa com mais de uma dezena de sucessos, cai, INEXPLICAVELMENTE, nos últimos encontros com 4 derrotas sucessivas. Aos que subiram, parabéns pela competência na hora certa. À direcção apenas deixo uma questão: viabilizar financeiramente o clube, sempre. Porém, vale a pena voltar as costas para a primeira liga em troca disso?? Valeu a pena desejar a subida apenas na segunda volta???

Anónimo disse...

Caros Amigos do Rio Ave,

Queria deixar-voos um abraço de solidariedade, porque deve ter custado "morrer na praia", como se costuma dizer, pois estiveram todo um campeonato na zona de promoção. Espero e acredito que para o ano regressem ao vosso lugar!
Belenenses Sempre

Luis Lopes disse...

Faz muito tempo que me propus a não colocar qq comentário, apesar de ser um frequentador assíduo, mas hoje a situação assim o permite. Passo a explicar: Sou um dos muitos que nunca viram com bons olhos a escolha do Sr. João Eusébio para treinador do Rio Ave. Não o conhecia, mas os jogos que dirigiu pelo Rio Ave na 1ª Liga a par da identificação de grandes lacunas como treinador, permitiu-me formar desde logo uma opinião negativa. Ainda acreditei que com a descida consumada, a direcção tivesse " dois dedos de testa" para ver que o Futuro do Rio Ave não poderia passar pela liderança do Sr. João, assim não aconteceu e prometi a mim mesmo não expressar a minha indignação quer contra o Sr. João, quer contra a própria direcção durante a época em curso. Revoltei-me muitas vezes, mordi a lingua, desesperei ... era incompetência a mais !! E eis que por "arte divina" o Rio Ave assume-se como candidato e passo a acreditar que é possivel, é possivel subir de divisão,a equipa acabou de "criar" um treinador (não confundir com o treinador criou uma equipa), sim vamos subir!! Mas ...(tem sempre que haver um mas) 4 derrotas seguidas deitam por terra todas as aspirações !! Não subimos de divisão! Tb não acreditava que o conseguissemos no inicio da época!! Ao Sr. João Eusébio, não o culpo por nada, apenas por me ter feito mudar de opinião, por me fazer pensar que era possivel, qd afinal de contas sempre foi o mesmo treinador - mediano a roçar o mau ! Devo dizer que apesar de toda a tristeza que me assola, nunca deixei de apoiar o Rio Ave e não vai ser agora que o vou deixar de fazer !!Força Rio Ave

P.S. Só peço uma coisa: venha um novo treinador !! Pq mais uma época de descrença, isso não !! Qt à equipa parabens por todo o esforço !!

Anónimo disse...

Para os rioavistas, uma mensagem de incentivo:

A imagem que o Rio Ave deixou foi de uma equipa forte, mas que lidou mal com um desaire.

Como vitoriano, fiquei feliz por isso, mas reconheço que foi uma conjuntura invulgar, que impediu a subida do Rio Ave.

Quanto ao treinador, ele próprio o disse: a última imagem é a que fica, mas que o Rio Ave chegou a parecer inabalável do comando, isso é uma verdade.
E foi o Eusébio que conswguiu isso

Caxineiro disse...

Tendo chegado ao final da época, ou estando tudo definido em termos classificativos, já será tempo de se efectuarem balanços. Aqui vai o meu, em dois pontos básicos, sem prejuízo de um aprofundamento posterior.

1) Esta época viveram-se no RIO AVE, na minha perspectiva, momentos impensáveis em termos de rendimento e resultados da equipa de futebol. Tal como afirma AGORA a Direcção e É VERDADE, o objectivo desta época era a manutenção ---- dado que se considerava que a valia da equipa que transitara da época anterior, mais a ausência de efectivos reforços (entre trocas por transferências e jogadores da cantera) não acrescentaria qualitativamente valor à equipa para almejar mais altos voos. O rendimento, a partir da segunda volta, foi uma surpresa claramente acima do que seria pensável no início do campeonato, culminando com os 17 jogos seguidos sem perder. A 5 jornadas do fim, com oito pontos de avanço e a faltar praticamente duas vitórias para assegurar a subida, a equipa baqueou. Veja a Direcção, corpo técnico e mais quem vier a pronunciar-se sobre isto, eu considero que a campanha fracassou. Neste momento, já não será importante que os responsáveis venham dizer que não estava nos planos do Clube subir de divisão. Porque muito embora isso fosse verdade no início do campeonato, JÁ NÃO PODIA SER VERDADE QUANDO ESTÁVAMOS A 5 JOGOS DO FIM e não é admissível que um Clube como o RIO AVE deixe de lutar pela subida "só" porque não estava inicialmente previsto subir! Por tudo isso a CAMPANHA DESTE ANO DEVE SER CONSIDERADA UM FRACASSO e daí serem retiradas as necessárias consequências ---- que é a única leitura que deve ser feita quando um grupo de trabalho demonstra não ser capaz de assegurar o que seria até o mais fácil de assegurar, neste caso, ganhar 2 de 5 jogos, sendo que 3 deles eram em casa.

2) Há que haver também uma explicação "autónoma" para esta ponta final, que se arrisca a ser uma repetição exacta do sucedido na última época: 5 DERROTAS NOS ÚLTIMOS 5 JOGOS DO CAMPEONATO. Porque poderemos estar aqui em presença de algo que não seja apenas uma mera coincidência. Várias justificações já andam a circular, umas dos "antis" do costume (que já sabiam, que já avisaram, bla, bla, bla e que são basicamente os mesmos que pediam para despedir o treinador à 4ª jornada) mas há outras que até poderão fazer algum sentido, por indiciarem um desinteresse dos jogadores com a possibilidade de uma subida não lhes assegurar lugar no próximo plantel. Como uma quebra desta amplitude e no mesmo momento não será normal no futebol, parece-me que faria todo o sentido que quer a Direcção, quer a equipa técnica, se fossem preparando para esclarecer a massa associativa. Os sócios, adeptos e simpatizantes exigem esse esclarecimento, porque cá estarão a apoiar o Clube, a equipa, o treinador e os jogadores do plantel do próximo ano, bem como dos anos vindouros, com o mesmo empenho mas também com a SERIEDADE que sentem que agora lhes deve ser retribuída.

VIVA O RIO AVE!
SEMPRE!!!

Anónimo disse...

Adeptos e Sócios do Rio Ave:

Um abraço de Solidariedade e espero sinceramente que para o ano regressem à 1ª liga, lugar a que historica e desportivamente têm direito...

Abraços desde Coimbra

Académica sempre

Anónimo disse...

so quero dar os parabens ao joao eusebio e a sua equipa tecnica pelo bom trabalho que desenvolveu e dizer lhe que devem estar de conciencia tranquila pois nao foi por causa deles que o rio ave nao subiu BOA SORTE EUSEBIO PERDESTE UMA BATALHA E NAO UMA GUERRA TU TENS VALOR POR ISSO O TEMPO VAI TE COMPENSAR UM ABRAÇO FORÇA EUSEBIO

pamacedo disse...

será que falar na "maldição do nassica" passa na censura? confesso que desde que conheço toda a realidade desse "empreendimento", me custa olhar para os jogadores do rio ave... essa "coisa" traz más energias, cuidado! hoje estou solidario com os adeptos do rio ave, nao fosse o clube da minha terra e nao tivesse esse nome (sou portista e hoje tb tive a minha dose de sofrimento...). animo!

Mohamed disse...

Força i-Ave...Esperava subir convosco..mas infelizmente esses o leixoes, esteve com mais sorte..para o ano, espero que o leixoes desca e voces ocupem o seu lugar..

parabens na mesma

Afonso Henriques disse...

não acham o nosso mister nada fotogénico na televisão?

Anónimo disse...

quanto é que o rio ave recebeu do sc gui para isto acontecer?

Afonso Henriques disse...

alguém sabe porque razão não estava ninguém da direcção, ou da secretaria, mas principalmente da direcção, às 5 e tal da manhã junto ao estádio?

Anónimo disse...

Em tempo de reflexão, cumpre-me dizer que nunca vi com bons olhos o facto de Eusébio ser o treinador do Rio Ave. Sim, é verdade, sou daqueles que pedia a sua demissão antes do campeonato começar. Os jogos que vi do Rio Ave (quase todos), nunca vi uma equipa dinâmica e dominadora. A série de 17 vitórias seguidas não foi por acaso, mas alguém sabe de um jogo apenas dessa série onde o Rio Ave tenha dominado de forma avassaladora???

As grandes equipas criam-se com bons líderes e todos sabem do episódio do balneário no final do jogo com o Portimonense... anunciar assim a lista de dispensas retira a vontade de jogar a qualquer jogador!

Também sei de fonte segura (alguem da direcção) que Fábio mudou a sua atitude para com os colegas desde a sua assinatura com o SLB. Isso destabilisou o grupo e João Eusébio não teve pulso para lidar com o jogador.

Resta ao Rio Ave a massa associativa que tem, leal, e paciente, que sabe esperar pelas decisões certas na hora certa. Todos juntos fazemos do Rio Ave um grande clube!

Em resumo pede-se um novo Rio Ave 2007/2008, com um avançado a sério, um médio ofensivo a sério e um treinador a sério! O carisma e o AMOR dos adeptos o Rio Ave já tem.

Anónimo disse...

Apesar da alegria imensa que esta subida me provocou não posso deixar de sentir-me triste por todos os que sofrem o Rio Ave como eu sofro o meu Vitória, desde o ínicio que queria a subida das nossas 2 equipas mas visto que tal não foi possivel só queria deixar uma mensagem de incentivo e de sincero apreço a todos os sócios do Rio Ave nesta altura tão dificil com a certeza que estarão conosco para o ano em palcos condizentes com o vosso historial e qualidade futebolistica, na bwin claro está...

Saudações desportivas e muita força, a vida não acaba aqui e o Rio Ave ainda tem muito para dar ao futebol português

Anónimo disse...

Parabens ao Leixões e Vitória de Guimarães.
Para o ano Há mais .
VIVA O RIO AVE
josé correia

nuno disse...

Sempre defendi o João Eusébio e vou continuar com a opinião de que é um bom treinador (principalmente porque conhece muito bem a equipa que tem ao seu dispor e de como tirar o melhor partido dela).
Na minha opinião, o Eusébio não é mau treinador, embora respeite quem assim o considera.
Creio que esta fase final drástica que a equipa vive não é culpa da incompetencia do Eusébio, até porque como é dito na maioria dos comentários "anti-eusébio": alguns jogadores desmotivaram-se, a mudança do Sasses provocou mal-estar em toda a gente, etc...
No entanto, e apesar de continuar a acreditar na qualidade do Eusébio, quando algo corre mal, quem paga é o treinador, por razões óbvias: ele é o líder de uma equipa, se essa equipa não atinge objectivos (a direcção que não tente tapar-nos os olhos, pois o "objectivo subida" foi assumido também por eles ) quem paga é o líder da equipa.
Quem conhece o nosso treinador sabe que ele tem coragem para se manter à frente da nossa equipa (se a direcção lhe der essa confiança) mas também sabe que a crítica será avassaladora e o mínimo detalhe será aproveitado para o fazer cair.
Eu deixo o meu apelo ao "mister": se ele sentir que este clima de desconfiança não se resolverá até ao início da proxima época é melhor para todos (inclusive para ele) deixar o clube no fim desta época. Até lá, e enquanto estiver por cá terá sempre o meu apoio.

PS: Não creio ser correcto comparar o final desta época com o final da época anterior: o ano passado fomos empurrados para a segunda, este ano não subimos por demérito dos jogadores.

ACIMA DE TUDO:
FORÇA RIO AVE

nuno disse...

Sempre apoiei o João Eusébio (mesmo nas primeiras 4 jornadas...) e não é agora que vou mudar a minha opinião: continuo a achar que o Eusébio tem qualidade e que esta fase final desastrosa da equipa não é culpa dele... Mesmo assim, é ele quem tem que assumir a responsabilidade de tudo o que se passou pois é ele o líder da equipa e disso ele não pode fugir. Assim, entendo e aceito as críticas que aqui se fazem contra ele. Mesmo tendo confiança no trabalho dele caso fique na próxima época, creio que ele própio tem que analisar tudo o que se passa no nosso clube para perceber se terá as condições necessárias para continuar: se este clima de suspeição para com ele continuar ele não terá a mínima chance de fazer um bom trabalho e qualquer situação será aproveitada para o críticar e para o fazer cair. Como é dito pela maioria dos comentadores "anti-treinador" a equipa perdeu estes jogos devido à falta de profissionalismo de alguns treinadores, juntando a situação de mudança do Sasses.
Enquanto cá estiver, João Eusébio terá o meu apoio na bancada (e nunca assobios desde o primeiro minuto de pseudo-rioavistas).

PS: não creio que se possa comparar o descalabro deste ano com as 5 derrotas do ano pasado: o ano passado fomos empurrados para a segunda, este ano não subimos por demérito próprio.

ACIMA DE TUDO:
FORÇA RIO AVE

Anónimo disse...

Não se trata de primeira ou de última imagem.... A única que existe do Eusébio e da restante equipa técnica é a de INCOMPETÊNCIA, MEDIOCRIDADE, PASSIVIDADE, ATABALHOAMENTO, PRECIPITAÇÃO, GRITANTE FALTA DE LIDERANÇA E DE CARISMA!!!!!

Tal como o ano passado o treinador "enterrou-se todo" nas últimas jornadas... Alguém minimamente por dentro da realidade do futebol divulga à frente dos jogadores após um jogo mau e numa fase tão melindrosa do Campeonato????????

Por favor, novo(s) treinador(es) já para a próxima época, senão vamos ter mais do mesmo, pois claro!

Anónimo disse...

divulga a lista de dispensas... está corrigido