Rio Ave 2006/07: A Máquina da Verdade-Parte II
Uma inverdade repetida muitas vezes não se torna necessariamente verdadeira. João Eusébio, na Rádio Linear, e depois de se confessar "visitante de blogues" (obrigado pela parte que nos toca...), percebeu que tinha de arranjar algum argumento para contrariar o que o Blogue do Rio Ave destacou na primeira edição da Máquina da Verdade: a espinha dorsal do plantel que desceu de divisão manteve-se intacta. Logo, o objectivo primordial tinha de ser a subida de divisão.
Por isso, o nosso mister tentou fazer passar a imagem que os jogadores que ficaram não eram titulares e não jogavam com regularidade. Infelizmente, não é verdade.
Vamos atentar então ao que aconteceu nas 10 jornadas em que João Eusébio treinou o Rio Ave em 2005/06. Nunca, em nenhum desses encontros, foram titulares mais do 3 jogadores que deixaram o Rio Ave no final da época. Um deles, de resto, foi sempre o Zé Gomes, que participou em todos os jogos. Vamos aos factos:
Belenenses: 8 titulares que continuaram, 3 sairam (Zé Gomes, Mozer, Gaúcho)
Marítimo: 9+2 (Zé Gomes, Gaúcho)
Benfica: 9+2 (Zé Gomes, Gaúcho)
Nacional: 8+3 (Idalécio, Zé Gomes, Gaúcho)
V. Setúbal: 9+2 (Zé Gomes, Gaúcho)
P. Ferreira: 8+3 (Zé Gomes, Mozer, Gaúcho)
Académica: 8+3 (Zé Gomes, Idalécio, Gaúcho)
Gil Vicente: 8+3 (Zé Gomes, Idalécio, Gaúcho)
Sporting: 8+3 (Zé Gomes, Mozer, Gaúcho)
U. Leiria: 8+3 (Candeias, Zé Gomes, Gaúcho)
Os números são indesmentíveis: 83% dos titulares do Rio Ave com João Eusébio, em 2005/06, continuaram no plantel em 2006/07. No futebol actual, é difícil encontrar uma equipa que desça de divisão e mantenha tamanha estabilidade. Parabéns por isso ao presidente Paulo Carvalho e ao responsável pelo futebol profissional, Paulo Fangueiro. Tendo em conta que Bruno Mendes fez mais jogos do que o Idalécio na segunda metade do campeonato, e só por lesão falhou algumas partidas, a defesa que transitou para esta época só perdeu o Zé Gomes. Uma baixa de vulto, é certo. Mas, pela época que fez, a sua saída era mais do que anunciada. No entanto, sobre o sector defensivo falaremos mais em pormenor nos próximos dias. O outro elemento mais utilizado que deixou o Rio Ave foi Gaúcho. No Feirense, e a lutar pelos lugares cimeiros, marcou 4 golos esta época. Keita, que tinha potencial para dar mais, facturou 9 golos. Pelo contrário, o argumento que Niquinha e Evandro tinham mais um ano em cima (que não cola simplesmente porque Niquinha foi o melhor jogador do Rio Ave em 2006/07...) também é válido para os jovens que ganharam experiência e cresceram em qualidade com o tal ano em cima. Para terminar, não foi conhecida qualquer discordância do técnico em relação às dispensas efectuadas que, até prova em contrário, foram da sua responsabilidade.
11 Comments:
Esta tudo correcto.
A unica coisa que se pode queixar é que saiu o ze gomes e nao entrou nenhum lateral direito, por mais barato que fosse. Se houvesse, podia ter o vitor no meio, e ganhava mais uma opcao.
De resto... o idalecio fez uma pessima epoca, e o mozer tambem nao esteve magnifico. Tendo em conta os ordenados que deveriam ter, faz todo o sentido.
Não se pode queixar muito.
Só ainda nao entendo porque jogou no 4x2x4 no final da epoca...
É escolher treinador e preparar a proxima epoca com o mesmo espirito financeiro...
1ºjogo epoca 06/07
Mora
Niquinha
Delson
Laércio
Fábio Coentrão
André Vilas Boas
Bruno Mendes
Milhazes
Danielson
Ronaldo
Costé
1ºjogo epoca 05/06
Mora
Niquinha
Cleiton
Mozer
Gaúcho
Marquinhos
Zé Gomes
Idalécio
Milhazes
Danielson
Chidi
sera isto k o mister kis dizer???
mais uma vez gande post João Carmo!
O Eusébio enterra-se por tds os lados...
ACABOU!!!!
ufaaa....vai embora e ja vai mt tarde..
venha um novo treinador, competente, que nos possa levar novamente para o campeonato que merecemos..
Felicito o João Carmo pelo excelente trabalho que aqui tem feito, ilustrado neste post, muito bem conseguido e que demonstra bem o que pretende “provar”.
Sou amigo do João Eusébio, acompanho o seu trabalho e naturalmente desejo que ele seja feliz na sua carreira de treinador. Se o puder ser no Rio Ave tanto melhor, porque eu tenho como ideal para o meu Clube uma maior aposta nos da terra (sejam jogadores, técnicos, ou dirigentes) por ter consciência que só daí advém a força anímica que é decisiva em momentos nucleares, como aliás (não) se viu esta época.
Pegando nas palavras de Eusébio à Linear. «Fracasso? Não. Sucesso!» percebo porque ele diz isso. Porque os objectivos que lhe foram apresentados, bem como as condições oferecidas, nunca foram as de subir de divisão e isto é rigorosamente verdade, independentemente de se colectarem agora declarações em sentido contrário do treinador ou do presidente do Clube. No entanto, é minha convicção de que, DEPOIS da equipa se encontrar confortavelmente à frente da classificação e de se ter assumido a subida (TODOS, jogadores, técnicos, dirigentes, massa associativa, jornais e até adversários directos!) o facto de isso não ter ocorrido só tem um nome: FRACASSO!
Pena foi que a entrevista radiofónica não escalpelizasse o que tenho considerado como essencial, isto é, porque é que esta equipa (que já vimos ter o mesmo conjunto-base e treinador da época anterior) baqueia nos últimos jogos de cada época? Se isto não for minimamente respondido, o próprio Eusébio terá dificuldades em assumir o que quer que seja nesta época, inclusive considerar que foi um «FRACASSO» ou um «SUCESSO».
Não me repugna nada que Eusébio continue, pois que abstraindo a parte final, a equipa teve melhores resultados do que jogava e até me atrevo a dizer do que realmente valia. No entanto, não se pode esquecer que há demasiada coincidência no baquear nas últimas jornadas, imagem que perdurará na próxima época se a equipa se mantiver sob comando do mesmo treinador. Caberá à Direcção do RioAve, que conhecerá os termos em que a equipa de futebol se geriu, tal como o seu próprio contributo para que isto sucedesse, tomar a decisão final de que depois será julgada em eleições pelos sócios. Por mim, se fosse João Eusébio, saía.
Se o João Eusébio ficasse, apesar dos riscos inerentes, isso para mim não seria um drama, desde que seja possível equilibrar melhor o plantel.
No entanto, a ser assim, os objectivos desportivos terão de ser claramente assumidos e interiorizados por toda a gente da estrutura do Rio Ave. Não gosto nada do discurso da vitimização. Um líder tem de o ser, de corpo inteiro, quando ganha e quando falha.
PS: Para o Anónimo das 9:49: a posta é inteligente precisamente porque se reporta às opções de João Eusébio em 2005/06. Não às de António Sousa. Realmente, depois de ter a lata de dizer que o plantel era para descer de divisão, só faltava agora vir "revelar" que por ele os "jovens" Mozer, Idalécio e Gaúcho tinham ficado. Sem comentários.
DIRECÇÃO DO RIO AVE ABRAM MAS É OS OLHOS:
ANDRÉ CARVALHO FILHO DO CARVALHO (QUE EM TEMPOS FOI UM GRANDE MÉDIO DO RIO AVE), QUE FEZ A SUA FORMAÇÃO NO RIO AVE, PASSANDO POSTERIORMENTE PARA O PORTO, QUE CHEGOU A SER CAPITÃO TANTO DO PORTO COMO DA SELECÇÃO, ENCONTRA-SE Á EXPERIENCIA NO VARZIM (E EU NÃO TENHO A MENOR DUVIDA DE QUE FICA), RESOLVAM O TABU DO TREINADOR RAPIDAMENTE E DEDIQUEM-SE MAS É A ESTE E A OUTROS VALORES QUE NOS PASSARAM PELAS MÃOS, E CORREMOS O RISCO DE OS PERDER.
ASS. O CATIVO
Andre Carvalho??????????
Oh cativo estas a delirar.. e que só pode.. ele veio dispensado do Porto porque as pessoas no Porto não são burras e viram que "aquilo" não tem a mínima qualidade.. ao que sei ele estava no Valdevez da III mas não sei se ele tem sequer capacidades para estar na III divisão, quanto mais sugeri-lo para o Rio Ave..
Por favor, menos.... não vamos chegar ao cúmulo...
A Direcção que se preocupe em arranjar um treinador competente...
CARO ANÓNIMO,
VOU-LHE EXPLICAR O SEGUINTE:
O ANDRÉ CARVALHO SAIU DO PORTO PORQUE TINHA UM EMPRESÁRIO QUE ABRIU DEMASIADO A BOCA, POR ALGUM MOTIVO ELE FOI INTERNACIONAL E CAPITÃO DA SELECÇÃO, SERÁ QUE ELE DESAPRENDEU?
João Eusébio
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1e18b5b435fa0f6297789cee847d074c
João Eusébio e Gama
http://www.record.pt/noticia.asp?id=745752&idCanal=21
Gama
http://www.radiolinear.com/
Rogério Gonçalves
http://www.ojogo.pt/23-93/artigo634819.asp
Carlos Brito no Leixões!!!!
Será que o autor deste blog, vai agora acompanhar o Leixões, e vai continuara a fazer sondagens que colocam Carlos Brito no Rio Ave?
Um dos autores deste blogue irá seguramente dar sempre oportunidade aos leitores do BdRA de votarem no treinador que entendem ser o melhor para o Rio Ave.
Os resultados foram inequívocos, não percebo onde está o problema.
É uma pena o Carlos Brito ter ido para o Leixões. Só me resta desejar-lhe boa sorte.
Clique aqui para comentar