domingo, janeiro 21, 2007

João Eusébio: «Não somos um Ferrari»

Reportagem do Jornal Record

Ontem, João Eusébio não chegou ao estádio do Rio Ave no seu BMW já com alguma rodagem. Nem de propósito. O carro que usou, um Clio, ficou bem melhor na fotografia da parábola que usou quando reagiu a críticas recentes sobre a falta de ambição da sua equipa.
“Não somos um Ferrari”, foi o slogan que o treinador da equipa que amanhã defronta o Sporting, na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, usou como contramedidas.
A 8 pontos do primeiro de dois lugares de subida, mesmo não perdendo desde o final de Outubro, o Rio Ave começa a ver o sonho do regresso à Liga ficar cada vez mais longe. “O Rio Ave é um bom carro, que funciona, mas tem o seu andamento e sabe quais são as suas prioridades. Se calhar a cor é a mesma dos Ferraris mas a marca é diferente”, foi como João Eusébio completou a imagem que construiu.

Coisas bonitas
Numa sala com muitos jornalistas, um cenário bem diferente do habitual desde que o Rio Ave regressou ao segundo escalão, João Eusébio falou também do embate com o Sporting. Há um ano, os vila-condenses perderam por 3-0 em Alvalade, mais um dado que se junta para reforçar o “favoritismo” leonino de que falou o treinador.
“Somos realistas, sabemos que o Sporting é uma equipa forte, que gosta de controlar o jogo e que tem um bloco no qual os jogadores jogam muito juntos”, eis a radiografia de um adversário.
“Temos os nossos trunfos. Temos também alguns jogadores experientes, mas que continuam a jogar com intensidade. E se nos deixarem fazer o que pretendemos... vamos ser, em Alvalade, uma equipa forte”, completou, consciente de que ali “podemos fazer coisas bonitas”.
Mas, mais importante é, para o treinador nascido em Vila do Conde, ir a Lisboa com esta certeza: “Somos uma equipa em reestruturação e que aposta na formação e não precisamos que nos lembrem o que temos de fazer.”

PS: Se o Rio Ave não é um Ferrari, e mesmo assim o treinador não dá mostras de ter unhas para o conduzir, acho que estamos conversados. Boa sorte para Alvalade.